São Paulo, sábado, 31 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-prefeito ignorava a relação Cpem-PT

MARCOS MEIRELLES
DA FOLHA VALE

O ex-prefeito de São José dos Campos Joaquim Bevilacqua (eleito pelo PTB em 88) disse que decidiu contratar a Cpem em 89 devido a uma eventual experiência de tributaristas de São Bernardo do Campo na revisão dos índices de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços).
A Cpem foi contratada com dispensa de licitação em 89.
Bevilacqua afirmou que desconhecia qualquer relação entre a Cpem e dirigentes do PT ou com o advogado Roberto Teixeira.
O ex-prefeito disse que seu primeiro contato com os representantes da Cpem aconteceu em 79, durante seu primeiro mandato em São José dos Campos.
À época, ele contratou a empresa Curvelo para fazer a revisão dos índices de participação no ICMS.
Entre os funcionários da Curvelo, estaria Luiz Alberto Rodrigues, que viria a ser sócio da Cpem.
"O trabalho de revisão dos índices do ICMS começou na década de 70 nas prefeituras do ABC, onde havia uma forte arrecadação do imposto devido às montadoras."
Bevilacqua disse acreditar que a Curvelo foi uma "matriz" para as empresas de consultoria que surgiram ao longo da década de 80.
"A Curvelo foi a primeira empresa a trabalhar com a revisão dos índices. Seus proprietários eram ex-funcionários da Prefeitura de São Bernardo, que adquiriram know-how na área tributária ao fiscalizar a arrecadação de ICMS das grandes empresas da região."
O ex-prefeito disse que, até 82, a Curvelo conseguiu aumentar o índice de participação de São José no ICMS do Estado.
Em 89, quando voltou à prefeitura, Bevilacqua nomeou para a Secretaria da Fazenda José Roberto Silva, também tributarista da Prefeitura de São Bernardo. "Ele se licenciou do cargo em São Bernardo. Mas certamente conhecia os sócios da Cpem."
O ex-prefeito afirma que o trabalho desenvolvido pela Cpem era necessário. "O trabalho da Cpem nos ajudou a superar Campinas no índice de participação no ICMS."
Ele diz que pelo menos 38 municípios paulistas contrataram a empresa com dispensa de licitação.

Texto Anterior: Empresa está em licitação
Próximo Texto: Prefeito pára pagamentos a empresa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.