São Paulo, sábado, 31 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC limita alta do dólar a 0,74% no mês

LUIZ ANTONIO CINTRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O dólar comercial subiu 0,74% em todo o mês de maio, de acordo com a diferença entre as cotações médias de ontem comparadas às do último dia de negócios de abril.
A variação ficou dentro das expectativas, ou seja, o mercado de câmbio conseguiu atravessar com relativa tranquilidade os problemas políticos de maio e as discussões em torno das contas externas do país.
No mês o Banco Central corrigiu a minibanda de variação do dólar comercial em 0,61%, também seguindo o padrão dos meses anteriores.
A minibanda é o intervalo em que o BC permite a oscilação livre do dólar comercial. Ou seja, quando o mercado ultrapassa os limites mínimo e máximo definidos pelo BC, a mesa de câmbio da instituição compra ou vende dólares.
Ontem o Banco Central voltou a entrar no mercado, dessa vez para redefinir a minibanda. Deste ontem, o segmento comercial pode oscilar de R$ 1,070 a R$ 1,075.
Mas a tranquilidade do mercado de câmbio não foi uniforme ao longo de maio. Na última semana, por sinal, o BC precisou vender dólares para atender à demanda.
Segundo operadores, o aumento da procura por dólares se deu por causa de algumas operações que grandes bancos estavam renovando no exterior.
Nesses dias de nervosismo, o dólar chegou a acumular uma correção de 0,88% no mês, mas que depois foi controlada pelos leilões de venda do Banco Central.
O comportamento do dólar comercial em maio serve para reforçar a tese segundo a qual o BC somente mudará o ritmo de desvalorização do real em último caso.
Isso porque uma mudança de rumo do câmbio certamente afetaria as expectativas do mercado, podendo inclusive representar uma ameaça de retorno da inflação.
E também pelo fato de muitas empresas e pessoas físicas estarem com dívidas em dólar.
Nos mercados futuros de dólar, o dia ontem foi de queda das cotações. No caso dos contratos com vencimento para setembro, por exemplo, a queda foi de 0,03%.
Bovespa
Na Bolsa de Valores de São Paulo, o Ibovespa encerrou o dia com ligeira alta, subindo 0,39% com relação ao dia anterior.

E-mail: mercado@uol.com.br

Texto Anterior: Supermercados de SP mantêm estabilidade
Próximo Texto: Peugeot vai ao BNDES por empréstimo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.