São Paulo, sábado, 31 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bowie vende catálogo dos 70 e 80 à EMI

PAULO HENRIQUE BRAGA
DE LONDRES

O cantor e compositor David Bowie, 50, vendeu por US$ 30 milhões os direitos de distribuição de seu catálogo dos anos 70 e 80.
O negócio foi fechado com a EMI e envolve 25 discos. A partir de 30 de junho, a gravadora é a proprietária dos direitos sobre os trabalhos por 15 anos, quando Bowie retoma o controle sobre as fitas master de seus discos.
O contrato também inclui centenas de gravações de estúdio e apresentações ao vivo ainda não lançadas. O cantor está analisando esse material para decidir se tem qualidade suficiente para ser colocado no mercado. O valor do contrato de Bowie com a EMI foi revelado pelo jornal "Financial Times".
Não é a primeira vez que o cantor ganha destaque nas páginas de economia e negócios de jornais. No início do ano, Bowie lançou US$ 55 milhões em papéis no mercado, com rendimento atrelado aos royalties recebidos por ele.
O rendimento da "Bowie bond", como o papel foi chamado, deve ser de 7,9% neste ano. O cantor recebe 27,5% do valor de cada disco vendido. A porcentagem é alta. Madonna ganha 20% de royalties, e Michael Jackson, 22%. Bowie já vendeu 72 milhões de discos em 30 anos de carreira.
O cantor lançou nesta semana em Londres mais um empreendimento empresarial, a 21, sua editora de livros de arte. O primeiro lançamento é um livro sobre arte contemporânea do Reino Unido.
Bowie fará nos dias 2 e 3 de junho apresentações em clubes de Londres, com ingressos esgotados.
No verão europeu, realizará 25 apresentações em festivais e também promete fazer shows surpresa em locais pequenos.
O último trabalho do cantor, "Earthling" (Terráqueo), mistura o rock com influências da música eletrônica dançante.

Texto Anterior: Nelson Gonçalves se rende ao rock em CD
Próximo Texto: Nabokov e Philip Roth enfrentam a dor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.