São Paulo, sábado, 31 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Otan exige que Bósnia cumpra acordo de paz; Oposição realiza protesto no ex-Zaire; Ieltsin vai à Ucrânia para assinar tratados; Conflitos matam três no sul do Líbano; Resistência captura cidade no Afeganistão; Turquia ataca aldeias neutras, dizem curdos

Otan exige que Bósnia cumpra acordo de paz
A Otan deu um ultimato para que a Bósnia cumpra os compromissos do acordo de Dayton, assinado há um ano e meio, sob pena de perder a ajuda financeira e militar. Entre os compromissos estão a punição de criminosos de guerra e a indicação de embaixadores (até 1º de agosto).

Oposição realiza protesto no ex-Zaire
Cerca de 300 manifestantes saíram ontem às ruas de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo (ex-Zaire), em protesto contra o presidente Laurent Kabila, empossado anteontem. As manifestações estão proibidas, mas não houve incidentes. O protesto foi menor do que o de quarta-feira.

Ieltsin vai à Ucrânia para assinar tratados
O presidente russo, Boris Ieltsin, viajou ontem para a Ucrânia, onde deve assinar hoje um acordo de amizade e cooperação. Também será firmado o acordo sobre a divisão da frota do mar Negro, negociada esta semana. A visita, de 24 horas, é a primeira de um presidente russo à Ucrânia.

Conflitos matam três no sul do Líbano
Um soldado israelense foi morto ontem por um morteiro lançado pela guerrilha pró-Irã Hizbollah (Partido de Deus) na zona de segurança do sul do Líbano). Horas antes do ataque do Hizbollah, dois guerrilheiros do grupo islâmico haviam sido mortos por soldados de Israel.

Resistência captura cidade no Afeganistão
Forças de Ahmad Shah Masood, que resistem no nordeste do Afeganistão ao avanço da milícia islâmica Taleban, tomaram ontem a estratégica cidade de Jabal-os-Siraj. É a segunda cidade capturada em menos de uma semana. O Taleban domina todo o resto do Afeganistão, inclusive a capital, Kabul.

Turquia ataca aldeias neutras, dizem curdos
Uma organização curda acusou ontem a Turquia de bombardear sete aldeias no norte do Iraque que nada têm a ver com a rebelião étnica contra o governo turco. O ataque aéreo teria matado nove pessoas. Há 17 dias, a Turquia mantém uma ação militar contra rebeldes curdos, no norte do Iraque.

Texto Anterior: Bob Dylan melhora de infecção
Próximo Texto: Fóssil muda chegada do homem à Europa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.