São Paulo, sábado, 31 de maio de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gabinete é alvo de especulações

MARTA AVANCINI
DE PARIS

Embora a vitória da esquerda não esteja garantida, a imprensa francesa já está especulando sobre a futura composição de um eventual ministério comandado por Lionel Jospin.
Ontem, os nomes de candidatos a ocupar 15 ministérios foram divulgados em reportagens dos jornais "Libération" (de esquerda) e "Le Figaro" (de direita).
As listas dos dois jornais incluem as principais lideranças políticas ligadas aos partidos Socialista, Comunista e Verde, que formam a base da composição de esquerda. Há vários nomes comuns.
A área econômica ficaria a cargo de Dominique Strauss-Kahn (Economia) e Pierre Moscovici (Orçamento).
O primeiro é considerado o pai do programa econômico socialista para essas eleições, que tem como meta principal criar 700 mil empregos para os jovens. Moscovici é um dos mais próximos colaboradores de Jospin e é encarado como uma das maiores autoridades na área orçamentária nos quadros do Partido Socialista.
O mais cotado para assumir o Ministério das Relações Exteriores é Jacques Delors. Ex-presidente da Comissão Européia (órgão executivo da União Européia), Delors é visto como um interlocutor ideal para negociar a passagem para a moeda única, prevista para 99.
As mulheres devem ter participação significativa, como já anunciou Jospin em diversas vezes. Elas devem ficar com 5 de um total de 15 ministérios.
(MA)

Texto Anterior: Direita aposta na divisão do eleitorado
Próximo Texto: Le Pen se envolve em incidente com esquerdistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.