São Paulo, domingo, 1 de junho de 1997
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TVA busca novos parceiros regionais

VANESSA CAMPOS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A feira Brasil Link'97, realizada no Riocentro (zona oeste do Rio de Janeiro) entre os dias 26 e 28, revelou algumas novidades na programação das emissoras de TV por assinatura. Entre elas, o fato da tendência do mercado estar apontando para o crescimento do mercado segmentado e regionalizado.
É um fato particularmente importante porque, na abertura do evento, o secretário de Serviços de Comunicação do Ministério das Comunicações, Mário Leonel, anunciou que o governo estará liberando no próximo mês o primeiro lote de licitações para TV por assinatura -cabo e MMDS (microondas), com 105 outorgas para 72 localidades.
O secretário contou ainda que o governo pretende promover a licitação de 1.500 outorgas de permissão que serão liberadas a cada dois meses, divididas em 15 lotes de 100. Todo o pacote será regulamentado pela nova Lei das Telecomunicações que, segundo Leonel, estará sancionada já no segundo semestre do ano.
Apostando no novo filão, o diretor geral da TVA Network, Alexandre Annemberg, quer disponibilizar a "expertise" do grupo Abril. "O que nos interessa é fazer alianças com parceiros regionais. Eles conhecem o mercado, a comunidade e sabem como deve ser uma TV local".
Annemberg explica que a TVA fornece suporte tecnológico, mercadológico, legal e financeiro, o que pode parecer uma franquia, mas ele prefere definir como parceria. "A figura mais importante desta parceria é o operador local. Ele é um distribuidor de sinais de TV que compra no atacado e vende no varejo".
Internacionais
Suzanne Jewell, diretora de marketing da Playboy TV Latin America, afirma que a matriz pretende produzir em 98 programas no Brasil, especificamente voltados para o público local, levando em conta as preferências nacionais.
Suzanne explica que os programas da emissora exibidos no Brasil são os mesmos dos EUA. A diferença é que existem apresentadoras locais para cada país da América Latina. Mas ela diz que essa programação vai mudar.
"Estamos, no momento, organizando grupos de pesquisa estratégica. Para saber quem é o nosso telespectador no Brasil. Com base em nossa experiência em outros países, sabemos que é das classes A e B e que os casais gostam muito de assistir os programas juntos".
O Locomotion, canal de desenhos animados 24 horas por dia da DirecTV, aproveitou a feira para anunciar seu lançamento na TVA, em novembro.

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