São Paulo, domingo, 1 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'É mais fácil acertar na Loteria Federal'

ELAINE GUERINI
DA REPORTAGEM LOCAL

Ganhar um automóvel no sorteio do programa "Domingo Legal" é 6,15 vezes mais difícil do que conquistar o primeiro prêmio da Loteria Federal. Quem afirma é o professor de matemática financeira José Dutra Vieira Sobrinho, 58.
A chance de o telespectador ser sorteado no programa é de 0,00025%, ou seja uma chance em 400 mil -número de ligações registrado no sorteio do último domingo. "Já a chance de ganhar na Loteria Federal é de uma em 65 mil (média de números de cada série). Sem contar que ainda dá para ganhar outros prêmios", diz o matemático.
Segundo Paulo Cremonese, 34, inspetor regional do Serviço de Direito Econômico do Ministério da Justiça em São Paulo, a principal preocupação do setor é saber se os telespectadores competem em pé de igualdade nos sorteios pelo "disque 0900".
"Nos sorteios que se extendem durante a semana é preciso checar se o telespectador que ligou na segunda tem as mesmas chances daquele que ligou dez minutos antes do final", observa.
Amilcare Dallevo, 39, presidente da TeleTV, afirma que a posição do número de telefone ganhador é determinada com base na extração da loteria federal. "De acordo com o resultado da última loteria, chegamos a um número. Se for o 942, por exemplo, o vencedor será o 942º número de telefone respeitando a ordem das ligações".
Segundo Dallevo, um computador conectado à plataforma -um conjunto de 3.060 linhas de recepção de ligações-, registra os números de telefone. "Graças a um software específico, os dados são constantemente atualizados."
Outra questão levantada por Paulo Cremonese é a dificuldade que às vezes o sorteado enfrenta para receber o prêmio. "Isso não acontece no 'Disksport', da Band. A cada semana, entregamos a chave do carro ao premiado da semana anterior no programa", destaca Silvia Vinhas, 36, apresentadora do programa.

Texto Anterior: Programas com sorteios registram 700 mil chamadas por semana
Próximo Texto: Produção faz pergunta inútil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.