São Paulo, domingo, 1 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudantes recriam logos de emissoras

MARIANA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

Um grupo de estudantes de São Paulo aceitou o desafio de criar novos logotipos para as emissoras de TV. Os alunos do quinto semestre do curso de Desenho Industrial da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado) fizeram o trabalho para a disciplina de programação visual.
Os novos logotipos serão expostos em agosto na faculdade, na quinta edição da mostra Redesign. "A idéia do trabalho é reformular uma marca já existente e transformá-la em algo mais atual", diz o professor João Henrique Giaquito, 38.
A intenção do trabalho é fazer com que o aluno aprenda a trabalhar a marca em todas as dimensões, desenvolvendo logotipos, unidade móvel, cubo para microfone, toda a papelaria da emissora (cartões, envelopes, papéis de carta).
Fábio Carriço, 24, Márcio Ambrósio, 21, Nelson Provazzi, 20, e Adriano Barros, 21, desenvolveram um novo logo para a Globo.
"Quando fui à Globo buscar material, as pessoas riram quando contei que ia criar um novo logotipo para a emissora, mas tivemos muita colaboração. O próprio Hans Donner mandou material", diz Ambrósio.
Os estudantes chegaram a mostrar o trabalho para o designer da Globo. "Ele disse que parecia logomarca de campeonato de golfe. Mas depois outras pessoas acharam que estava legal", fala Carriço.
Donner diz que lembra de ter visto o trabalho em São Paulo. Não quis comentar, mas afirmou que gosta da proposta do curso: "Fiz muito isso em Viena, antes de vir para o Brasil. Eu pegava a lista telefônica e ficava desenvolvendo novos logos para as empresas, para mim mesmo", lembra.
Segundo Donner, tudo o que leva a exercitar é bom. "É preciso praticar, ter uma boa base de design gráfico, conhecer formas, letras, cores e computação gráfica", recomenda.
Lilian Chiofolo, 21, e Andréa Muller, 24, criaram um novo símbolo pra o SBT. "Estudamos a fonte e achamos uma semelhante à atual. Quisemos colocar as cores da bandeira por ser Sistema Brasileiro de Televisão", explica Lilian.

Texto Anterior: MTV sorteia 'participação'
Próximo Texto: Canais da TV paga renovam visual
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.