São Paulo, domingo, 1 de junho de 1997
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Canais da TV paga renovam visual

MARIANA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

A maioria dos canais de TV paga produzidos no Brasil tem uma equipe própria para desenvolver sua programação visual.
No ESPN Brasil, Marcelo Tas é o responsável pelas vinhetas, chamadas promocionais, abertura e encerramento de programas. O departamento, que conta com quatro pessoas, foi criado em outubro do ano passado.
"Quando cheguei, a cara do canal era muito parecida com a do ESPN International, mais platinada. Comecei a trabalhar com cores mais fortes, usando elementos de torcida como pandeiro, cornetas", diz Tas.
Essas novas vinhetas entram no ar em julho, junto com a nova série do Professor Planeta, interpretado por Tas, que tem como tema os assinantes da TVA.
A HBO Brasil também desenvolve suas chamadas e vinhetas no país, com uma equipe de dez pessoas. "A gente se reúne com as outras HBOs do mundo para tocar idéias. Não usamos nada da HBO da América Latina, por exemplo, os públicos são muito diferentes. A programação visual é prioritária em um canal, é isso que dá sua identidade", diz Rubens Ewald Filho, diretor de produção e programação da HBO Brasil.
Segundo o diretor, "os canais que têm sua programação visual feita fora do país, mesmo quando desenvolvida por brasileiros, fica com sotaque."
A programadora Globosat tem um departamento de promoções que trabalha as chamadas dos canais Sportv, Multishow e GNT.
"Às vezes seguimos a filosofia desenvolvida por alguma empresa para um canal e só vamos adaptando as chamadas. A tendência na TV paga é manter a modernidade, trabalhar sempre com pesquisas e computação gráfica", explica Ronald Sidi, gerente do departamento.
A empresa Video Design, de Michele Andrade e Ruth Reis, desenvolveu toda a parte visual do Multishow, do Shoptime e da Net Brasil.
"Tentamos buscar um conceito e também a variedade, para não ficar cansativo. No Multishow, por exemplo, estamos desenvolvendo uma nova linha que estréia em agosto junto com a programação adolescente do canal. Como é uma linguagem para o público jovem, ela pode ser mais brincalhona", diz Michele.
No Eurochannel, as vinhetas que abrem e encerram os intervalos dos programas foram criadas pela empresa norte-americana Novocom. A partir desse trabalho, o canal desenvolveu sua programação visual no Brasil.
A vinheta ganhou o prêmio da Broadcast Design International. "É bom ter um ponto de partida para manter a unidade do trabalho, dando uma cara que identifique o canal", diz Gisela Mathias, que cuida das chamadas do Eurochannel.
O Telecine também teve sua programação visual desenvolvida no exterior, pela francesa Gedeon. "Queríamos uma linguagem mais 'clean', suave e elegante. Também usamos as peças para manter a informação na tela", fala Pedro Garcia, gerente artístico do Telecine.
Para ele, "a época do tridimensional já foi. Uma imagem mais chapada, com informação escrita, constrói melhor a marca."
O canal Sony está colocando no ar uma nova série de vinhetas, produzidas na Venezuela. "It's a cool thing", vem substituir a antiga "Turn it on", que estreou no ano passado. A nova campanha quer atingir o público jovem.
A Rede Manchete também está mudando o visual de seu logotipo. Artistas plásticos, como Manabu Mabe, Romanelli e Siron Franco, reformaram o "M" da emissora.
(MS)

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