São Paulo, domingo, 1 de junho de 1997
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Forte do Xantia Activa Turbo é o conjunto

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar do motor turbinado de 2.000 centímetros cúbicos (cc), o Citroën Xantia Activa Turbo impressiona mais pelo conjunto do que pelo desempenho. Tudo parece estar dimensionado para dar conforto ao motorista, mesmo que, para isso, seja necessário perder alguns segundos nos números de aceleração.
Um exemplo é o câmbio. Se não traz engates curtos, melhorando arrancadas e retomadas de velocidade, oferece trocas precisas, facilitando a vida do motorista.
O motor também parece mais voltado ao conforto do que ao desempenho. No teste realizado pela Folha e pelo Instituto Mauá de Tecnologia, o carro francês apresentou boas marcas, mas aquém do esperado de um motor de 150 cavalos de potência.
Para alcançar os 100 km/h, por exemplo, precisou de 10,39 segundos. O número é semelhante ao alcançado pelo Ford Mondeo (10,93 segundos), que tem motor aspirado (não turbinado) de 130 cavalos.
Mas, em termos de conforto, o motor do Xantia não decepciona e proporciona uma condução agradável tanto na cidade quanto na estrada. Com a ajuda do turbo, não há engasgos no motor, mesmo em baixas rotações.
Interior
O motorista tem pouco do que se queixar. Mesmo sem regulagem eletrônica, o banco, em couro, oferece boa posição. O volante tem ótima empunhadura e traz comandos para o rádio, o que evita eventual distração do condutor.
O painel não é dos mais modernos, mas traz linhas bonitas, com detalhes em madeira. Seus maiores problemas são o minúsculo porta-luvas e a ergonomia: os comandos não estão à mão do motorista.
O Xantia Turbo Activa custa US$ 57,98 mil.

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