São Paulo, segunda-feira, 2 de junho de 1997 |
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Estudo avalia Internet na escola
FERNANDO ROSSETTI
A dissertação é uma análise do conceito de "novas tecnologias" e das repercussões na educação dita crítica. Arnaud se alinha com a pedagogia histórico-crítica, de Dermeval Saviani -"representante no Brasil da teoria marxista". Defende a formação crítica -ou seja, que a escola, além de passar conhecimentos para a sociedade, seja um lugar também de questionamento e transformação dela. O problema é que as novas tecnologias transformam as formas do pensar -além das relações pessoais e da noção de espaço e tempo. O conceito-chave nesse caso é da hipertextualidade: "Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos ou partes de gráficos, sequências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertextos". Esse ambiente problematiza a tradicional prática pedagógica. A interatividade e intuição ganham peso maior nos processos de ensino-aprendizagem e a dicotomia ensino formal e ensino informal perde o sentido. Esses fenômenos são observados por Arnaud na Escola Dr. Alexandre Leal Costa, de Salvador, que participa do Projeto Internet nas Escolas, da Prefeitura. Seu principal questionamento é a determinação, pela administração, de como deve ser usada a nova tecnologia, quando impõe um princípio de experimentação. (FR) Texto Anterior: A multa e a estabilidade Próximo Texto: Velório de Frei Damião atrai 40 mil no 1º dia Índice |
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