São Paulo, segunda-feira, 2 de junho de 1997
Texto Anterior | Índice

Excitação ou tristeza demais ou de menos devem ser checados

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho 15 e namoro um garoto de 17. A mãe dele teve uma doença psiquiátrica chamada PMD. Ela toma remédios e está bem. Os irmãos não têm nenhum problema, mas ele faz algumas coisas estranhas: tem época que não para de falar, gasta mais dinheiro do que pode e fica bem mais malicioso. Ele também está com a doença?"

resposta A PMD é hoje chamada de doença afetiva bipolar. Significa que ela é uma doença com dois pólos: a depressão e a mania.
Na depressão, a pessoa fica triste e sem energia para fazer suas atividades habituais. É comum que ela se tranque em casa, não queira receber visitas e tenha o apetite diminuído.
A mania tem comportamentos opostos. A pessoa fica animada demais, cheia de energia e fala e pensa muito rápido. Ela pode perder a noção do que está acontecendo e começar a gastar mais dinheiro e ficar com mais energia sexual. O sono diminui e o apetite aumenta.
As pessoas com PMD devem ser acompanhadas por um psiquiatra e precisam tomar remédios para "estabilizar" suas emoções.
A doença tem um componente hereditário: filhos de pessoas com PMD têm mais chance de ter a doença do que a população em geral.
Bata um papo com seu namorado e a família dele. Às vezes, as alterações de comportamento são mais perceptíveis para você do que para os outros. Ele precisa se consultar com um psiquiatra para saber até que ponto essas mudanças que você percebeu podem ser sinais da PMD.

Texto Anterior: Fãs ficam cara a cara com Sepultura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.