São Paulo, segunda-feira, 2 de junho de 1997
Próximo Texto | Índice

Ulysses populariza 'Hamlet'

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

O diretor brasileiro que tem plano de montar todas as 36 peças de Shakespeare, Ulysses Cruz, 44, está preparando "Hamlet", com Marco Ricca no papel central.
O desafio maior do diretor é de popularizar o texto que considera a melhor peça de teatro já escrita. "Tenho a pretensão de fazer um Shakespeare que todas as platéias possam curtir e se divertir", disse.
Foi ele quem, em 95, dirigiu "Péricles - O Príncipe de Tiro", a montagem que se tornou uma das mais populares que já passaram pelo Teatro Popular do Sesi.
A estréia nacional de "Hamlet" acontecerá no final de julho, em local a ser definido. Mas, em São Paulo, a previsão é de que estreará na primeira quinzena de agosto, no teatro Sérgio Cardoso.
Outros planos do diretor são dirigir a atriz britânica Vanessa Redgrave em texto de Nelson Rodrigues, além de construir um centro de estudo de Shakespeare no Teatro Mars, em São Paulo.
A seguir, leia trechos da entrevista com Ulysses Cruz, realizada em sua casa, em São Paulo.
*
Folha - Como começou o projeto do "Hamlet"?
Ulysses Cruz - O Marco Ricca me chamou para dirigi-lo. Ele foi um dos maiores entusiastas do "Péricles" e acho que veio dali a idéia. Para mim foi uma surpresa ele ter me convidado. Depois, ele me contou que há muito tempo tem esse projeto. Se eu soubesse, teria feito lobby para dirigi-lo.
Folha - Como?
Cruz - Como fiz com o Paulo Autran, quando soube que ele pensava em fazer "Rei Lear". Liguei para os amigos para convencê-lo. Acho que o Marco me chamou também por eu querer fazer um Shakespeare acessível a todos.

LEIA MAIS sobre "Hamlet" à pág. 5-12

Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.