São Paulo, segunda-feira, 2 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil sedia festival de interação latina

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil dá o passo definitivo para a sua entrada no mapa da world music, com a realização do festival "MTV Tordesilhas 97".
O evento acontecerá nos dias 3 e 4 de outubro no ginásio Gigantinho, em Porto Alegre, e contará com apresentações dos grupos Café Tacuba (México), Aterciopelados (Colômbia), Los Fabulosos Cadillacs (Argentina) e da cantora Albita, de Cuba. O Brasil comparece com os grupos Skank e Paralamas do Sucesso.
O festival terá seu lançamento oficial na próxima quarta-feira, em São Paulo, com uma apresentação do grupo mexicano Café Tacuba. O show acontece na casa noturna Floresta, mas é fechado para convidados.
O evento é fruto de uma parceria entre a MTV Brasil e a produtora Richers Entretenimento, com o apoio do Estado do Rio Grande do Sul.
Segundo os organizadores, alguns grupos poderão também se apresentar em São Paulo.
O nome escolhido vem do acordo assinado em 7 de junho de 1494, entre os reis de Portugal e Espanha, que dividiu a América entre os dois países.
A intenção do festival seria desfazer esse acordo, já que ainda hoje, cinco séculos depois, é difícil uma interação entre a produção musical do Brasil e a da América espanhola.
Polca e bolero
O time que vem para o festival é de primeira. O Café Tacuba, por exemplo, tem um repertório dos mais ecléticos.
Mistura polca, samba, heavy metal, punk, funk e ritmos psicodélicos. Tem três discos gravados ("Café Tacuba", "Re" e "Avalancha de Exitos").
O grupo é liderado pelo cantor Cosme, uma espécie de clone de John Lydon, e já excursionou com o festival Lollapallosa pelos EUA.
O grupo colombiano Aterciopelados funde ritmos pesados, como o rock e o punk, e ritmos românticos latino-americanos, como o bolero. É liderado pela cantora e guitarrista Andrea Echeverry e pelo baixista Hector Buitriago, que têm passado punk em grupos como Brigada Criminal e La Pestilencia.
É uma das poucas bandas latino-americanas que gravaram um acústico para a MTV norte-americana. No final do ano passado, lançaram seu terceiro disco, "La Pipa de la Paz".
Cadillacs
Influenciada por seus pais, ambos músicos populares, a loira oxigenada Albita Rodriguez canta ritmos tropicais de sua nativa Cuba, mas também canções sincréticas dos ritos afro-cubanos.
Talvez mais conhecido do público brasileiro -e principalmente gaúcho- seja o grupo argentino Los Fabulosos Cadillacs. Primeiro, pela proximidade geográfica entre os dois países; segundo, pelo fato de o grupo ter tido seu disco "Vasos Vacios" lançado aqui pela Sony, no ano passado; e terceiro, pelo fato de algumas canções suas terem entrado na trilha do divertido "Eles Matam e Nós Limpamos", de Red Braddock.
Quem viu o filme não esquece a voz do vocalista Vicentico cantando "Matador", um ska com batida percussiva tipo Olodum, ao som do qual Angela Jones dança enquanto simula seu próprio assassinato.

Texto Anterior: A programação de hoje no Babel
Próximo Texto: Brasileiros vendem mais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.