São Paulo, segunda-feira, 2 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Incêndio suspeito fere viúva de Malcolm X

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Betty Shabazz, viúva do ativista negro norte-americano Malcolm X, sofreu queimaduras de terceiro grau em mais de 80% do corpo, num incêndio.
A polícia de Nova York suspeita que seja criminoso o fogo que destruiu a casa de Shabazz, em Westchester County, Nova York.
À 1h40 de ontem (02h40 em Brasília), Shabazz foi levada em estado crítico para o hospital Jacobi, no bairro do Bronx, onde está sob proteção da polícia.
Um porta-voz do hospital confirmou que o estado dela é crítico, mas disse que a família não autorizou a divulgação de outras informações.
Shabazz, 63, dirige o Escritório de Progresso Institucional, na faculdade de Medgar Evers, no Brooklyn, em Nova York.
Malcolm X, líder pelos direitos civis que promoveu o orgulho negro, foi assassinado em 1965, enquanto fazia um discurso num teatro em Nova York.
Shabazz e a família muitas vezes disseram que suspeitavam do controvertido líder do movimento Nação do Islã, Louis Farrakhan, de estar implicado no crime.
Farrakhan tinha ameaçado Malcolm X em público, mas nunca foi formalmente implicado no crime.
Qubilah Bahiyah Shabazz, filha de Shabazz e Malcolm X, foi indiciada em janeiro de 1995, sob a acusação de tentar contratar um pistoleiro para matar Farrakhan, como vingança pela morte do pai e por temer pela vida da mãe.
Farrakhan criticou duramente as autoridades por indiciarem Qubilah. Ela fez um acordo com a promotoria e se submeteu a dois anos de tratamento psiquiátrico. Em 1º de maio deste ano, o processo contra Qubilah foi arquivado.
Em 1995, depois do acordo da filha com a promotoria de Nova York, Shabazz e Farrakhan se reuniram no Teatro Apollo, no Harlem, numa reconciliação pública a que compareceram mais de 1.400 políticos e líderes do movimento pelos direitos civis das minorias.
Ele admitiu então o envolvimento da Nação do Islã no assassinato de Malcolm X.

Texto Anterior: Líderes saúdam vitória socialista
Próximo Texto: Canadá escolhe hoje novo Parlamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.