São Paulo, segunda-feira, 2 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Muralha prende os visitantes

ROGÉRIO SIMÕES
DO ENVIADO ESPECIAL

O interesse que Cartagena de Indias despertava nos navegadores inimigos levou os espanhóis a erguerem uma fortificação que protegesse todo o centro da cidade de futuros ataques.
Hoje, essas muralhas compõem um belo atrativo para os turistas. Se no passado eram um meio de afugentar os estrangeiros invasores, atualmente são um convite aos viajantes.
Passeando por Cartagena, o que você vê hoje é a última versão das muralhas, reformadas em meados do século 18.
As primeiras fortificações ao redor de Cartagena de Indias foram construídas em 1586, pelo engenheiro Bautista Antonelli, mas resistiram apenas dois anos, sendo vencidas por uma tempestade.
Durante vários anos, foram muitas as reconstruções, assim como os danos causados por temporais. No século 17, as muralhas foram novamente erguidas, ganhando o aspecto atual em 1796.
Cidade velha
Atrás dos muros, está o coração da Cartagena turística. A chamada cidade velha reúne casas bem preservadas e representativas da arquitetura colonial.
A Porta do Relógio é a principal entrada da cidade velha. Como tal, reúne uma grande concentração de colombianos que abordam o turista oferecendo colares ou tentando vender pesos -apesar do câmbio atraente, o turista deve evitar a troca de dinheiro nas ruas, já que não é difícil ser enganado com notas falsas.
Para conhecer a área, caminhar é a melhor opção, mas também é possível apreciar a beleza das ruas em um passeio de charrete.
Algumas importantes construções foram transformadas em hotéis, que oferecem ao turista a oportunidade de um contato ainda mais próximo com a arquitetura típica de Cartagena.
Compras
O comércio de produtos típicos e artesanais está concentrado no ponto conhecido como Las Bóvedas, localizado no setor norte da cidade velha.
Composta por 47 arcos, trata-se de uma construção de origem militar que serviu de quartel para os espanhóis e, depois da independência da cidade, como prisão.
Suas pequenas lojas oferecem produtos como casacos, bolsas e suvenires em geral, por preços que não chegam a ser muito convidativos -de US$ 35 a US$ 55 por um poncho feito de lã.
A catedral e as igrejas de San Pedro Claver e de Santo Domingo não chegam a ser luxuosas, mas são atrações importantes da velha Cartagena de Indias.
(RS)

Texto Anterior: Passado é o forte em Cartagena
Próximo Texto: Preço do pacote sobe nas férias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.