São Paulo, quarta-feira, 4 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil perde R$ 10 bi ao ano em estradas

Falta de conservação causa perdas

MALU GASPAR
DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil perde, por ano, R$ 10 bilhões por falta de conservação das estradas.
O cálculo, do Banco Mundial, está sendo usado pelo IPC (Instituto Pan-Americano de Carreteras -rodovias, em espanhol) como alerta para que governos federal, estaduais e municipais cuidem melhor da manutenção.
Segundo Thais Monteiro Penteado, presidente do IPC no Brasil, priorizar a conservação é uma tendência mundial que deveria ser seguida pelo Brasil.
"Cada real que deixa de ser aplicado em conservação se converterá, no futuro, em investimento de R$ 3,00 para a recuperação da malha rodoviária", afirma.
Segundo ela, esses cálculos levam em conta, entre outros fatores, prejuízos com estrago de produtos transportados devido à má conservação das estradas, custos com avarias nos veículos e problemas com segurança e sinalização.
As principais causas da situação atual das estradas brasileiras, para Thais, são a falta de verbas para a manutenção, a burocratização no Estado na gestão dos serviços e a mentalidade da maioria dos governantes, que preferem construir estradas a consertá-las.
Terceirização
A presidente do IPC afirma que a terceirização é o melhor recurso disponível aos governos para fazer a conservação das rodovias.
"Com a terceirização, os governos não precisam mais, por exemplo, fazer licitação para comprar asfalto para tapar buracos. Faz-se a licitação apenas para contratar a empresa que cuide de tudo isso".
Outras soluções importantes seriam a transferência de tecnologia para o barateamento dos custos e o aumento da segurança, a qualificação da mão-de-obra e a criação de leis que dêem maior agilidade aos órgãos governamentais.

Texto Anterior: Coleta de lixo em SP custará mais
Próximo Texto: DER terceiriza conservação de via
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.