São Paulo, quarta-feira, 4 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústrias se unem contra poluição

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Nove empresas do pólo industrial de Cubatão (SP) firmaram uma parceria para reduzir os efeitos da poluição na cidade durante o inverno.
As empresas criaram a operação "Banho de Rua -Vamos Baixar a Poeira" com o objetivo de diminuir a concentração de poeira na atmosfera. No inverno, o material particulado (poeira) produzido pelas indústrias tende a ficar concentrado devido às condições ambientais desfavoráveis para a dispersão dos poluentes.
A operação reúne as empresas Cosipa, Ultrafértil, Manah, IAP, Copebrás, Solorrico, ISC, Votoran e Gespa. De acordo com o coordenador da operação, engenheiro Carlos Morais Carvalho Filho, da Cosipa, o trabalho consiste em lavar e umidificar as ruas e áreas internas e externas das indústrias.
Segundo Carvalho Filho, os caminhões que transitam pelo pólo industrial também estão sendo fiscalizados para se constatar se trafegam com lona e em velocidade compatível, de modo a evitar a queda de produtos a granel nas ruas.
O "Banho de Rua" se iniciou em 1º de maio, mesmo dia em que a Cetesb deflagrou a Operação Inverno, desenvolvida pelo 14º ano consecutivo. Durante a operação, a Cetesb faz um monitoramento permanente do grau de poluição no ar de Cubatão.
O gerente distrital da Cetesb na cidade, engenheiro Gilberto Gonçalves, disse que neste ano as condições de dispersão dos poluentes têm sido favoráveis.
Segundo ele, os índices de concentração de poluição vêm se mantendo entre 100 e 120 microgramas de poeira por metro cúbico de ar. Se o índice atingir 297, a Cetesb decreta estado de pré-alerta; se avançar para 420, estado de alerta, e, além de 500, estado de emergência.
No ano passado, a Cetesb registrou um único episódio de pré-alerta, em 9 de agosto. Em 95, quando o inverno foi mais seco, houve nove pré-alertas.
Gonçalves afirmou que 90% das fontes de poluição industrial de Cubatão estão controladas. De acordo com ele, o principal responsável pelos 10% restantes é a Cosipa (Companhia Siderúrgica Paulista).
Segundo ele, nesta semana serão inaugurados dois novos sistemas de controle de poluição do ar.

Texto Anterior: DER terceiriza conservação de via
Próximo Texto: Noite mais fria do ano registra a quinta vítima em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.