São Paulo, quarta-feira, 4 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia caça 'microtraficantes' de crack no centro de São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

O Denarc (Departamento Estadual de Investigações Sobre Narcóticos) e o SOS Criança iniciaram ontem uma operação para retirar meninos viciados em crack das ruas e prender pequenos traficantes que abastecem o centro de São Paulo.
Até 17h de ontem, os policiais haviam apreendido duas pedras de crack, detido nove pessoas e revistado outras 20.
Ao todo, 25 meninos de rua haviam sido recolhidos pelos policiais e levados aos educadores do SOS Criança na praça da República (região central), onde três deles fugiram.
"É impossível pensar que vamos tirar as crianças das ruas do dia para a noite. Isso demanda paciência, tempo e perseverança", disse Paulo Vitor Sapienza, coordenador do SOS Criança.
Segundo ele, existem cerca de 600 crianças que moram nas ruas da cidade. A maioria dos menores retirados ontem das ruas estava na região conhecida como cracolância -área no centro da cidade em que o crack é consumido nas calçadas.
R., 12, foi um dos meninos levados à praça da República pela polícia. Ficou vinte minutos com os educadores e saiu correndo. "Não quero ir ao SOS Criança. Na rua é melhor", disse R., que afirmou consumir crack.
Ao todo, 40 homens do Denarc, 15 da Delegacia Seccional do Centro e 25 educadores do SOS Criança participaram da ação. Além da cracolândia, os policiais também vasculharam o largo do Arouche e a rua Amaral Gurgel. "Além desse trabalho ostensivo, outros policiais do departamento estão levantando informações sobre os traficantes dessa área", disse o delegado José Carlos Soares, do Denarc.
Manual
O Denarc está preparando um manual para orientar diretores e professores de escolas públicas e particulares sobre o consumo de drogas entre alunos. "Ele mostrará a esses profissionais como agir na prevenção e na repressão ao entorpecente", disse o diretor do Denarc, Marco Antônio Ribeiro de Campos.

Texto Anterior: Assalto é o campeão dos atos infracionais
Próximo Texto: FHC anuncia construção de 52 penitenciárias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.