São Paulo, quarta-feira, 4 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reintegração tem 20 PMs por invasor

MARCELO OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A PM mobilizou, na manhã de ontem, 650 homens na reintegração de posse de uma área particular ocupada por cerca de 30 pessoas em Guarulhos (Grande São Paulo). Foram mais de 20 policiais para cada invasor do local, que tem 288 mil m² e fica no Jardim Santa Lídia.
O 3º Batalhão de Policiamento de Choque, de São Paulo, empregou 300 homens na operação. O 15º Batalhão de Policiamento Metropolitano (BPM/M), de Guarulhos, atuou no apoio, com 350 soldados. Não houve violência.
Quando a PM chegou, apenas um grupo de 30 pessoas estava no terreno, tomando conta dos cerca de 1.500 lotes de 5x25 metros demarcados na área.
O terreno pertence à construtora Paineiras Comercial S.A., e foi invadido há 45 dias. Foram erguidos cerca de 20 barracos de madeira no local.
A reintegração de ontem foi a primeira realizada pela Tropa de Choque após a morte de três sem-teto em conflito com a PM, na Fazenda da Juta (zona leste), em 20 de maio.
O major Reinaldo Pinheiro da Silva, 46, do 3º Batalhão de Choque, que comandou a operação, disse que recebeu informações conflitantes dos policiais que levantavam dados sobre a área.
"Pelo acompanhamento feito desde o início da invasão, fui informado que a situação estaria tranquila. Depois, recebemos dados de que os sem-teto mobilizariam 2.000 pessoas para o local."
A ação
Dias antes da ação, os invasores receberam um comunicado do 15º BPM/M informando que a reintegração de posse da área seria realizada entre os dias 1º e 10 de junho.
Ontem às 5h os invasores não sabiam que a PM iria para o local naquela manhã. Às 6h30, o policiamento chegou. Em dez minutos, a área estava totalmente cercada.
Quinze minutos depois, o major Silva anunciou que estava sendo iniciada a reintegração de posse e pediu aos invasores que deixassem pacificamente o local.
Antes, informou que os pertences seriam levados pela construtora dona do terreno.
Em seguida, o oficial de Justiça Benedito Pereira Lopes exibiu a ordem judicial, expedida pelo juiz Valentino Aparecido de Andrade, da 3ª Vara Cível de Guarulhos, para Severino Soares Catão, representante dos invasores.
O responsável pela divisão dos lotes entre os invasores não estava no terreno na hora da reintegração de posse. Seu nome não foi divulgado pelos sem-teto.
Cerca de uma hora depois, metade do efetivo deslocado para a reintegração já havia sido dispensado e, às 9h, a ação já estava terminando.

Texto Anterior: Ação quer proibir que prefeito parcele dívida com educação
Próximo Texto: Operação teve precauções
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.