São Paulo, quarta-feira, 4 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pescador mata filhos e é linchado na PB

Homem foi arrastado por multidão

ADELSON BARBOSA
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM PITIMBU (PB)

Cerca de 500 pessoas, segundo a Polícia Militar, lincharam anteontem, às 20h, o pescador Levi Pereira dos Santos, 23, no centro da cidade de Pitimbu (PB).
Quatro horas antes, conforme a PM e os vizinhos, Santos havia ateado fogo no barraco onde morava com a mulher, Maria José Francisco de Lima, 23, e os filhos Márcia, 2, e Márcio, 8 meses.
As duas crianças morreram queimadas. O fogo destruiu todo o barraco, que ficava ao lado do cemitério de Pitimbu (72 km de João Pessoa).
Após ser arrastado por 6 km, entre a foz do Rio Abiai e o centro da cidade, Santos foi queimado ainda vivo numa fogueira ao lado de uma igreja Católica. Homens, mulheres e crianças participaram do linchamento. A polícia não teve como evitar a execução. "Havia muita gente na rua e não tinha como a polícia controlar", disse o cabo da PM, Francisco de Assis Fernandes de Sousa, 47.
Segundo ele, enquanto a polícia procurava Santos nos canaviais de Pitimbu e do município vizinho de Alhandra, mulheres e homens armados com pedaços de pau e pedras foram procurá-lo nas proximidades da Foz do Rio Abiai, onde o encontraram escondido no mato, armado com uma foice.
Sousa disse também que até bombas juninas foram colocadas na fogueira e explodiram sobre o cadáver. Ontem o clima era de tristeza e revolta pela morte das duas crianças e de satisfação pelo linchamento do pescador.
Poucas pessoas se arriscaram a falar sobre o linchamento. Na praça ao lado da igreja e no terreno ao lado do cemitério as cinzas indicavam as duas tragédias.
A Agência Folha não localizou ontem Maria José, mãe das crianças mortas. Ela estava em João Pessoa para liberar os corpos dos filhos, que serão enterrados em Goiana (PE), onde mora sua família. O corpo de Santos permanecia no IML (Instituto Médico Legal) de João Pessoa até o final da tarde.

Texto Anterior: Promotoria é favorável à extradição de colombiana
Próximo Texto: Funeral de frei Damião deve reunir 100 mil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.