São Paulo, quarta-feira, 4 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paulistão é bom; problema é arbitragem

DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisa Datafolha realizada nos dois primeiros jogos da fase final do Paulistão-97 mostra que 73% dos torcedores aprovam o campeonato deste ano.
Consideram o torneio regular 20% dos entrevistados, enquanto apenas 6% o classificam como ruim ou péssimo.
A pesquisa ouviu 435 pessoas nos dias 24 e 25 de maio, que compareceram aos jogos Corinthians x Santos e Palmeiras x São Paulo.
No geral, o campeonato mereceu nota 7,2 por parte dos torcedores; 33% atribuíram nota 8, enquanto 27% deram nota 7 ao torneio.
A principal reivindicação para 1998 é a melhoria das arbitragens. Entre cinco itens, esse foi o mais apontado pelo público (46%), seguido pelo preço dos ingressos, maior preocupação para 21%.
Sobre as inovações introduzidas pela Federação Paulista de Futebol, praticamente todas receberam aprovação.
O campeão foi o sistema de venda antecipada de ingressos, considerado ótimo ou bom por 84%, com apenas 6% de reprovação.
O pior desempenho entre as novidades coube à distribuição de lanches, que teve 15% de avaliação negativa (leia texto abaixo).
Emocional
Os números da pesquisa, estratificados por time de preferência, denotam o caráter emocional da avaliação do torcedor.
Os 73% de aprovação geral crescem para 76% entre corintianos e para 78% entre santistas -as duas equipes, no momento da pesquisa, viviam momentos de ascensão.
Com o time em crise, 66% dos palmeirenses aprovavam o campeonato. Os torcedores do clube, também, foram os responsáveis pela maior média de respostas ruim/péssimo (14%).
Quanto às arbitragens, consideradas apenas regulares por 50% dos entrevistados, a flutuação também é evidente.
Para 33% dos corintianos, o desempenho dos árbitros é ótimo ou bom. Essa média cai para 19% entre são-paulinos, por exemplo.
Estádios
Dentre os estádios, o Morumbi, de propriedade do São Paulo Futebol Clube, foi considerado o melhor do campeonato por 61% dos entrevistados. O Pacaembu mereceu 25% das indicações.
Deve-se levar em conta que, naquele fim-de-semana, o maior público, se somado os dois jogos, era de torcedores do São Paulo (40%).
Esse tipo de fidelidade fica comprovado nos dados estratificados. Entre os corintianos, por exemplo, 50% preferem o Pacaembu. Para 44% dos santistas, a Vila Belmiro é a melhor praça do Estado.
Entre os piores, o Canindé, da Lusa, foi o mais citado (29%).
No geral, para 67% o acesso aos estádios melhorou neste ano.

Texto Anterior: Fim de uma era?; E o vento levou...
Próximo Texto: Entre as inovações, pior nota é a do lanche
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.