São Paulo, quarta-feira, 4 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carbono 14 exibe teatro de imagens

NELSON DE SÁ
DO ENVIADO ESPECIAL A LONDRINA

É a principal atração deste 30º Festival de Londrina, não apenas por sua projeção no teatro mundial, mas por ser das poucas reais novidades apresentadas.
O grupo canadense Carbono 14 ganhou notoriedade, desde a criação em 1980, como uma das melhores companhias em expressão visual, corporal, com as imagens do diretor Gilles Maheu.
"Les Âmes Mortes", as almas mortas (e há mais do que coincidência de palavras com "A Classe Morta", de Kantor), é o mais bem acabado teatro de imagens, que grassou nos anos 70/80 e persiste nos 90 -mas em ambiente teatral já mais democratizado.
O cenário traz o espaço limpo visto em peças, por exemplo, de Antunes Filho, deixando campo aberto para os movimentos.
Em trabalho integrado sobretudo com iluminação e música, os oito intérpretes sobrepõem cenas com temas como o encerramento das pessoas em casa e as fugas levadas por drogas. São décadas diversas, na mesma "mansão".
Numa sequência, um casal é apresentado em seu cotidiano monótono, em contraposição a outro na sofreguidão da paixão, entrando e saindo, correndo.
Outra sequência traz um velho e uma criança, talvez avô e neta, enfrentando um cotidiano que contrapõe a proximidade da morte dele com a ingenuidade dela.
São cenas cruzadas, umas por vezes se ligando a outras, sem travas de dramaturgia. Nos movimentos, também nenhuma trava, na busca de "novos modos de trabalhar com o corpo", como quer o diretor. É possível distinguir, entre outros, variantes dos dervixes, em mantras modernizados.
(NS)

Texto Anterior: Musical traduz alma brasileira
Próximo Texto: Cafe Tacuba mostra salada de ritmos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.