São Paulo, quarta-feira, 4 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cafe Tacuba mostra salada de ritmos

BRUNA MONTEIRO DE BARROS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O trio Cafe Tacuba, que mistura pop com ritmos mexicanos, vem ao Brasil para mostrar seu terceiro CD, "Avalancha de Exitos", que será lançado no final de junho.
O grupo, que foi criado em 1992, começou a carreira renegando a tradição de seu país. Fazia covers de Smiths e The Cure.
Quando percebeu a riqueza de ritmos do México, decidiu incorporá-los às suas músicas.
"Queremos mostrar toda essa diversidade cultural do nosso país para o resto do mundo", diz Anónimo, guitarrista e vocalista da banda, em entrevista, por telefone, à Folha.
Os três discos já lançados pelo Cafe Tacuba venderam 900 mil cópias em todo o mundo.
O último, "Avalanche de Exitos", vendeu no México -onde começou a ser comercializado em novembro- 120 mil cópias, rendendo ao trio um disco de ouro.
A mistura um tanto quanto inusitada de rock, rap e house com ritmos tradicionais mexicanos, como a polca nortenha e a música tradicional do noroeste do país, marca o estilo da banda.
Anónimo, Emmanual del Real e Joselo Rangel usam guitarras -acústica e elétrica-, teclado, contrabaixo e vozes, além de um violino.
As influências vêm de todos os lados. "Smiths, Pixies, jazz, música tradicional e até a bossa nova de Tom Jobim", conta Anónimo.
A apresentação do novo disco será hoje, no Florestta, somente para convidados.
O público só terá a oportunidade de vê-los em outubro, quando participam de um festival de música latina ao lado de Aterciopelados (Colômbia), Albita (Cuba), Los Fabulosos Cadillacs (Argentina) e Paralamas do Sucesso e Skank, que representam o Brasil.
Enquanto outubro não chega, é possível desvendar os mistérios dessa miscelânea ouvindo o disco, que estará nas lojas no final do mês.
Segundo Anónimo, o grupo faz músicas para dançar e outras mais tranquilas, apenas para serem ouvidas.
Falam da cidade, de cenas cotidianas, além de amores e desamores -tema que os latinos, em geral, adoram.
Quanto ao público brasileiro, Anónimo espera que a diferença de linguagem não impeça a comunicação. Se forem considerados os exemplos de Shakira, Laura Pausini, Ricky Martin e Thalia, o trio não tem com o que se preocupar.

Disco: Avalancha de Exitos
Artista: Cafe Tacuba
Lançamento: Warner
Quanto: R$ 18 (o CD, em média)

Texto Anterior: Carbono 14 exibe teatro de imagens
Próximo Texto: Juan Uslé justifica sua opção pela pintura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.