São Paulo, quarta-feira, 4 de junho de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Empresas disputam busca personalizada Programas buscam e trazem as informações DO "USA TODAY"; DA REPORTAGEM LOCAL A Microsoft, líder mundial em vendas de programas para computadores pessoais, e a Netscape travam mais um round na luta pelo usuário de Internet.As duas empresas querem que seus respectivos programas para acesso à rede deixem de ser meros navegadores de informação e passem a fazer a pesquisa para o internauta. Novo padrão Esse novo movimento atende pelo nome de push -empurrar, em inglês. A tecnologia push tornou-se o grande campo de batalha entre a Microsoft e a Netscape. As duas empresas vão adotar o sistema de push nas próximas versões do "Microsoft Internet Explorer" e do "Netscape Communicator". A Microsoft está adotando um padrão conhecido como Channel Definition Format, e a Netscape tem um canal de busca. A estratégia da primeira empresa consiste em permitir que um administrador de uma rede de computadores conectados à Internet bloqueie ou controle as informações entregues pelo pusher. Dessa forma, é possível limitar a quantidade de dados que são transmitidos para o computador e também a quantidade de dados que são armazenados nos discos rígidos da rede. Para a Microsoft, os dados não são empurrados por quem oferece a informação, mas puxados. Entre as empresas que fornecerão informação pelo pusher do "Microsoft Internet Explorer 4.0" estão a Dow Jones, a Fortune, a Forbes e a Daily Variety. A Netscape fechou acordo com mais de cem canais para o seu programa de pesquisa, o Netcaster. Ameaça O acordo entre as empresas que vão levar informação para o usuário de Internet não é de exclusividade. Alguns endereços vão aceitar a nova versão do programa da Netscape. Para alguns analistas de informática, a tecnologia push é uma ameaça ao formato da Internet. A rede mundial é uma novo formato para atrair anunciantes, uma vez que muitas páginas com anúncios medem o número de vezes que um internauta visita um endereço e o nível de interatividade. Com o push, um usuário de computador pode ignorar os endereços com anúncios e perder páginas que trazem mercadorias que podem ser compradas pela rede. Texto Anterior: Newton desloca e chuta Próximo Texto: Monstro alienígena ataca no computador Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |