São Paulo, quarta-feira, 4 de junho de 1997
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Empresas disputam busca personalizada

Programas buscam e trazem as informações

DO "USA TODAY"; DA REPORTAGEM LOCAL

A Microsoft, líder mundial em vendas de programas para computadores pessoais, e a Netscape travam mais um round na luta pelo usuário de Internet.
As duas empresas querem que seus respectivos programas para acesso à rede deixem de ser meros navegadores de informação e passem a fazer a pesquisa para o internauta.
Novo padrão
Esse novo movimento atende pelo nome de push -empurrar, em inglês. A tecnologia push tornou-se o grande campo de batalha entre a Microsoft e a Netscape. As duas empresas vão adotar o sistema de push nas próximas versões do "Microsoft Internet Explorer" e do "Netscape Communicator".
A Microsoft está adotando um padrão conhecido como Channel Definition Format, e a Netscape tem um canal de busca.
A estratégia da primeira empresa consiste em permitir que um administrador de uma rede de computadores conectados à Internet bloqueie ou controle as informações entregues pelo pusher.
Dessa forma, é possível limitar a quantidade de dados que são transmitidos para o computador e também a quantidade de dados que são armazenados nos discos rígidos da rede.
Para a Microsoft, os dados não são empurrados por quem oferece a informação, mas puxados.
Entre as empresas que fornecerão informação pelo pusher do "Microsoft Internet Explorer 4.0" estão a Dow Jones, a Fortune, a Forbes e a Daily Variety.
A Netscape fechou acordo com mais de cem canais para o seu programa de pesquisa, o Netcaster.
Ameaça
O acordo entre as empresas que vão levar informação para o usuário de Internet não é de exclusividade. Alguns endereços vão aceitar a nova versão do programa da Netscape.
Para alguns analistas de informática, a tecnologia push é uma ameaça ao formato da Internet. A rede mundial é uma novo formato para atrair anunciantes, uma vez que muitas páginas com anúncios medem o número de vezes que um internauta visita um endereço e o nível de interatividade.
Com o push, um usuário de computador pode ignorar os endereços com anúncios e perder páginas que trazem mercadorias que podem ser compradas pela rede.

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