São Paulo, quinta-feira, 5 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vendas caem 6%; estoque cresce nas revendas

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A venda de carros novos nas concessionárias caiu 5,9% em maio na comparação com o mês anterior. Foram comercializadas 161.905 unidades.
Em abril, os revendedores negociaram cerca de 10 mil veículos a mais (172.048) e bateram o recorde de vendas.
Com a queda das vendas, os estoques voltaram a crescer. As concessionárias terminaram o mês de maio com 94.500 automóveis e comerciais leves em estoque, 8,5% mais que no final de abril.
A Volkswagen é a marca com maior estoque: 30.670 carros. A rede Fiat tem 24.350 veículos estocados.
As previsões mais pessimistas de concessionárias e fabricantes -queda de até 20% nas vendas- acabaram não se confirmando.
Mas as razões apontadas para o resultado negativo de maio em relação a abril foram mantidas: aumento da alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que provocou elevação das prestações do veículo financiado, e a antecipação de compras ocorrida em março e abril.
A venda de carros usados cresceu 4,05% no mês passado em relação a abril, segundo pesquisa da Assovesp, entidade que representa os revendedores de São Paulo.

Texto Anterior: Tarifa de água e esgoto terá aumento de até 9,8%
Próximo Texto: Brasil coloca US$ 3 bilhões no exterior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.