São Paulo, quinta-feira, 5 de junho de 1997
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Ática abre a megaloja de 105 mil títulos

MARCELO NEGROMONTE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A maior livraria de livros e CDs da América Latina abre hoje suas portas para o público. O Ática Shopping Cultural, localizado em Pinheiros (zona oeste de São Paulo), possui números superlativos e superiores a qualquer megastore brasileira.
Foram investidos US$ 25 milhões para construir o shopping de 8.000 m2.
São 300 mil volumes, num total de 105 mil títulos de livros nacionais e estrangeiros, distribuídos por dois dos cinco andares do shopping. Há outros dois andares no subsolo para garagem.
No primeiro subsolo encontra-se a maioria dos 107 mil CDs, que vão desde ópera e música clássica -cuja seção fica separada das demais- até pagode, rock, MPB, world music, música européia etc.
Para animar o ambiente, um DJ ficará tocando música durante o funcionamento da loja, das 10h à meia-noite, de segunda a sábado, e das 10h às 18h aos domingos.
Nesse pavimento, estão distribuídos 132 "listening stations" (fones de ouvido), em que se pode escutar mais de 500 CDs.
"Só isso já faz dela a maior loja de CDs do Brasil", afirma Antonio Nicolau Yuossef, diretor-executivo da Ática, sem computar os 1.300 títulos de videolaser, divididos em clássicos, jazz e filmes.
As comodidades para o consumidor não param por aí. Se o leitor não encontrar o livro que procura, pode acessar os terminais de consultas a catálogos internacionais de livros, com 1,8 milhão de títulos de língua inglesa, e encomendá-lo.
Também podem ser encomendados CDs importados de um catálogo com mais de 3 milhões de discos pelo mesmo sistema.
A sessão infanto-juvenil e a destinada a softwares e multimídia, com dois terminais de Internet instalados, ficam no primeiro andar. Em todos os andares de livraria encontram-se poltronas e mesas para leitura.
Ainda existem jornais e revistas do mundo inteiro, no térreo, papelaria, no segundo andar, e espaço para eventos, no terceiro piso.
O primeiro evento programado é a leitura de trechos de obras de Raduan Nassar e Chico Buarque, com a presença dos dois no dia 16.
Adaptações
O projeto do Ática Shopping Cultural surgiu com a joint venture da Ática e a editora Scipione, que visava a diversificação dos negócios.
No começo, os parâmetros foram a Fnac (rede de livrarias francesa com 193 lojas espalhadas pela Europa, sendo 51 megastores) e a Barnes & Noble (rede de megastores norte-americana).
"Chegou a ser cogitado, na época, um licenciamento de franquias da Fnac para a América do Sul, mas seria impossível devido à falta de adequação dos produtos culturais em relação à sociedade que os consome", disse Yuossef.
Além disso, foi feito um mapeamento das 47 livrarias em São Paulo e 105 editoras brasileiras (que são responsáveis por 75% do catálogo brasileiro). "Nessas livrarias constatamos que não havia 10% da produção brasileira de livros. Aqui estão representadas mais de 1.800 editoras brasileiras. Todos os títulos vivos brasileiros estão no Ática Shopping."

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