São Paulo, quinta-feira, 5 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comissão aprova dar mais poderes ao presidente

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma comissão parlamentar que prepara reformas no sistema político da Itália votou ontem a favor de conceder mais poderes ao presidente. Hoje, todas as decisões sobre o governo estão concentradas na mão do premiê.
A decisão da comissão, na qual todos os partidos políticos estão representados, passou por 36 votos a 31, com 3 abstenções.
Depois de eventuais emendas, ela será levada ao plenário do Parlamento e, então, a um referendo, junto com outras propostas de mudanças.
A medida foi considerada uma vitória pelo bloco de centro-direita (de oposição), que defende um sistema parecido com o francês, no qual o presidente comanda a política externa e a defesa.
A Constituição italiana atualmente em vigor, elaborada no pós-guerra, dá ao chefe de Estado poderes simbólicos (ele pode dissolver o Parlamento em caso de impasse e nomeia o líder da maioria para formar o governo).

Texto Anterior: Proteína que foi ao espaço é analisada pela USP
Próximo Texto: Argelinos escolhem Parlamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.