São Paulo, sexta-feira, 6 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IOF maior reduz em 9% as vendas de carro 'popular'

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para o financiamento de automóveis -de 6% para 15%- derrubou a venda de carros "populares".
A avaliação é de Silvano Valentino, presidente da Anfavea, a associação dos fabricantes de veículos. As fábricas venderam à rede de concessionárias 75.092 modelos "populares" em maio, 9% menos que em abril (82.517).
"O governo queria atingir esse tipo de consumo com a elevação do IOF e conseguiu", disse Valentino. Os carros "populares" representam 61% dos automóveis produzidos e vendidos no país.
Com IOF maior, o carro financiado em 36 parcelas ficou 8,71% mais caro, segundo a Anfavea. Em 48 meses, o acréscimo é de 9,43%. Valentino prevê nova queda de vendas de "populares" este mês. "Os números de maio indicam que o setor parou de crescer", afirma Valentino, referindo-se à queda de 4,76% no total de carros vendidos em relação a abril.
As vendas acumuladas entre janeiro e maio mostram um quadro diferente: alta de 23% em comparação com mesmo período de 96. A produção continua a crescer. A previsão da indústria é fabricar 195.339 veículos em junho, novo recorde do setor.

Texto Anterior: Brasil condecora Bill Gates
Próximo Texto: Reestruturação do Dieese não terá demissão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.