São Paulo, sexta-feira, 6 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exportadores vêem entrave no controle

FERNANDO GODINHO
DE BUENOS AIRES

Apesar de não ser afetada pelo novo sistema de controle aduaneiro, a Câmara de Exportadores da República Argentina protestou contra a medida do governo.
Em uma nota oficial, o presidente da entidade, Enrique Mantilla, afirmou que a decisão do governo "é uma mostra clara de subdesenvolvimento", que "nasce com uma credibilidade muito baixa".
O empresário avalia que o mais correto é aperfeiçoar os mecanismos de controle já existentes e investir na qualificação dos funcionários, em vez de adotar medidas que "dificultam o comércio por meio de travas administrativas".
A Câmara de Exportadores também considera que o decreto contraria o artigo 5º do Tratado de Assunção, pois crias barreiras administrativas às relações comerciais dentro do Mercosul.
A entidade cobra do governo um diagnóstico que quantifique os principais problemas da fiscalização aduaneira do país e aponte o que pode ser feito para corrigi-los.
O primeiro esboço feito pelo governo argentino para o novo sistema de controle aduaneiro incluía a inspeção prévia dos produtos exportados. Mas os exportadores pressionaram e o governo Menem reduziu o alcance da medida.
(FG)

Texto Anterior: Pratini de Moraes critica medidas
Próximo Texto: Meta é coibir prática desleal de comércio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.