São Paulo, sábado, 7 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Italianos torturaram somalis

Panorama
de Roma

DA "PANORAMA"

A revista publica fotos de soldados italianos torturando prisioneiros somalis durante a participação da Itália nas forças de paz da ONU na região em 1993.
Uma das fotos mostra um soldado dando choques elétricos nas mãos e testículos de um jovem somali deitado no chão. Um outro soldado está em pé sobre o peito do prisioneiro impedindo-o de escapar.
As fotos foram vendidas à revista pelo ex-pára-quedista Michele Patruno. Ele prestava serviço militar quando foi enviado à Somália.
A publicação causou polêmica na Itália. O primeiro-ministro do país, Romano Prodi, declarou que haverá investigação e punição para os responsáveis."A Itália não é um país que possa tolerar tortura e atos desse tipo", disse.
Patruno disse nunca ter presenciado seções de tortura. Ele contou, porém, que muitos somalis eram feitos prisioneiros quando os italianos achavam que eles conheciam esconderijos de armas.

Texto Anterior: Furacões devem aumentar em 1997
Próximo Texto: Tiroteios assolam a capital do Congo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.