São Paulo, sábado, 7 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oposição lidera na Irlanda, diz pesquisa

PAULO HENRIQUE BRAGA
DE LONDRES

A coalizão de oposição, liderada pelo partido Fianna Fail, vencia os partidos governistas nas eleições gerais ocorridas ontem na República da Irlanda, disse pesquisa de boca-de-urna.
Divulgada pelo "Irish Times", a pesquisa indica, porém, que o Fianna Fail, do líder Bertie Ahern, e seus aliados podem não conseguir a maioria absoluta no Parlamento de 166 cadeiras.
Já o atual governo, do premiê John Bruton, não "tem chances de ser eleito", disse o jornal.
Pesquisas realizadas antes da eleição indicavam um número grande de indecisos, pelo menos 16%, que Bruton pretendia conquistar para continuar no poder.
Irlanda do Norte
O novo governo da República da Irlanda terá um papel decisivo na negociação de um acordo para solucionar o conflito entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte.
A intenção do governo britânico de resolver o problema da Irlanda do Norte o mais rápido possível foi comprometida pela convocação das eleições no país vizinho, sete meses antes da data prevista.
Bruton e Ahern têm, basicamente, a mesma posição na questão. Ambos rejeitam a participação do Sinn Fein, braço político do IRA, no diálogo até que o grupo terrorista abandone sua campanha de violência contra alvos britânicos.
O novo governo irlandês terá apoio popular para se juntar à nova administração britânica na negociação de um acordo político entre católicos republicanos e protestantes favoráveis à manutenção da soberania britânica.
O Sinn Fein quer que a Irlanda do Norte se una à República da Irlanda.
O país obteve independência da coroa britânica em 1922.
A primeira questão a ser abordada deve ser a das marchas protestantes. Grupos unionistas insistem em proclamar sua lealdade à coroa britânica com manifestações que passam por áreas católicas.
A passagem dos cortejos frequentemente gera conflitos de rua.

Texto Anterior: Irlanda vota pensando nos vizinhos
Próximo Texto: Polícia argentina dispersa protesto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.