São Paulo, domingo, 8 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consenso pode levar a erro

DA REPORTAGEM LOCAL

Há um raciocínio básico que está por trás da análise técnica do mercado de ações: muitas vezes o consenso que se forma entre os investidores é falso. Cabe então aos analistas identificar quando isso ocorre e ter a coragem para bancar uma posição que vá contra a maré.
Há algumas semanas, por exemplo, o cenário político estava especialmente ruim para um investidor do mercado brasileiro de ações por causa das denúncias de compra de votos para a aprovação da emenda da reeleição.
Nesse momento uma análise de fundamentos indicaria que o melhor era ficar fora do mercado e aguardar até que o cenário ficasse mais claro.
O fato é que quem foi contra a corrente e decidiu comprar ações da Telebrás, por exemplo, ganhou dinheiro -aproximadamente 10%.
Esse movimento, é bom que se diga, não foi algo uniforme, sendo que num primeiro momento os preços efetivamente recuaram, para depois subir.
Outro momento em que o comportamento de ovelha dos investidores se enganou foi durante os primeiros meses do Plano Cruzado, nos 80. Nessa ocasião, quem acreditou na euforia dos primeiros meses e comprou ações se deu mal.

Texto Anterior: 'Grafistas' reforçam a análise otimista
Próximo Texto: Novos pólos inibem sindicato 'estilo ABC'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.