São Paulo, domingo, 8 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Supervitaminado

LAVÍNIA FÁVERO

Frutas e verduras são a melhor forma de manter o corpo saudável
Com a onda de culto ao corpo, as vitaminas se tornaram uma febre. Vendidas sem necessidade de receita médica em qualquer farmácia ou loja de produtos naturais, elas fazem parte da dieta de muitos que acreditam estar ingerindo saúde em cápsulas.
Aos desavisados, atenção: o corpo humano tem uma necessidade limitada de substâncias para manter seu equilíbrio. O que vai além dessa quantidade ou é eliminado pelo organismo (como no caso da vitamina C) ou pode causar problemas (o excesso de vitamina A, por exemplo, pode deixar as palmas das mãos amareladas).
O ideal, antes de tomar qualquer cápsula, é procurar um médico para saber se há necessidade de complementar a dieta de vitaminas.
"Existem alguns exames de laboratório que podem revelar a quantidade dessas substâncias no sangue", explica o clínico geral Milton Arai. "Mas a melhor maneira de detectar a carência de vitaminas são os sintomas que ela provoca".
Problemas de visão são associados à falta de vitamina A, neuropatias como formigamento nos membros, tonturas e labirintite, à ausência da quantidade necessária de vitaminas do complexo B. A deficiência de vitamina C causa uma doença chamada escorbuto -que provoca sangramentos e dificuldade de cicatrização- muito difícil de ocorrer hoje em dia.
Midori Ishii, professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, aconselha variar as fontes de alimentos para atingir a quantidade de vitaminas exigidas pelo organismo. "Frutas e verduras são essenciais na alimentação, mas, antes de mais nada, a pessoa deve comer o que ela gosta." Quem não gosta muito de verduras deve tentar comer mais frutas, e vice-versa.
Para quem quer ingerir vitamina C, o ideal são as frutas e verduras cruas, porque o calor do cozimento destrói a substância. Verduras verde-escuras (como agrião, rúcula e escarola) e frutas de tons laranja são ricas em betacaroteno, precursor de vitamina A.
Baseado em estudos feitos no Instituto Finhorn de Biotecnologia de Alimentos (Escócia), o nutricionista Wilson Camargo propõe um tratamento à base de sucos verdes para combater radicais livres e carcinógenos. Ele acredita que, "introduzindo em seu cardápio diário quatro copos de sucos verdes e mais três copos de sucos de frutas, (você) certamente ficará impressionado com a mudança pela qual passará."
O nutricionista promete que, depois da "sucoterapia", a pele ganhará brilho e vivacidade, os músculos se tonificarão e o corpo ganhará mais flexibilidade.

Texto Anterior: Dicas
Próximo Texto: O Seu Perfume
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.