São Paulo, domingo, 8 de junho de 1997
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O Seu Perfume

IZABELA MOI

Escolha da fragrância ideal requer alguns cuidados
Quando Jean-Paul Gautier pensou em criar um perfume masculino, deixou bem claro que a fragrância que procurava teria de lembrá-lo do cheiro do esmalte e dos cosméticos que usava o seu avô. A Quest International, depois de muita pesquisa, achou a fórmula do Le Male.
Há três anos no Brasil, o francês Alain Garossi, perfumista-sênior da América Latina da Quest International, uma "casa de fragrâncias", explica que não há nada mais pessoal do que a escolha de uma fragrância. "O perfume tem de combinar com a personalidade e a pele de cada um", diz.
Para Rogério Villas-Bôas, gerente de produtos da Natura, a grande quantidade de opções disponíveis e os lançamentos frequentes levaram os consumidores a exigirem mais na escolha do produto. "O consumidor busca identificação com o perfume, com a situação, com o dia-a-dia. Algo como um cheiro que o represente naquela ocasião", explica.
A escolha
A fragrância de um perfume é dividida em três etapas de "evolução", onde os diversos ingredientes sobressaem separadamente. Por isso, a escolha nem sempre é muito simples.
Quando se abre um frasco de perfume ou borrifa um pouco no pulso, o primeiro impacto é causado pela "nota de saída". Não escolha o perfume por essa primeira impressão. Essa fragrância inicial dura apenas 15 minutos, realçada pelos ingredientes mais voláteis.
O verdadeiro caráter do perfume é dado pelas "notas de corpo", onde os ingredientes permanecem na pele de duas a seis horas. As "notas de fundo" formam a fragrância que continua na pele no dia seguinte.
Para testar um perfume, deve-se evitar esfregá-lo na pele. "Esfregar estraga a evolução natural do perfume. É como misturar as notas de uma melodia", explica Rosemary Ghachache, gerente de produtos de O Boticário.
Nunca se deve também experimentar mais de três fragrâncias. O ideal é borrifar o perfume no pulso ou no antebraço e sentir a fragrância durante todo o dia.
Segundo o perfumista Garossi, o ambiente da loja também impede uma avaliação isenta. "Há muitas fragrâncias no ar. O melhor é testar o perfume no cotidiano", diz.
Dependendo do teor de concentração de fragrância, o perfume recebe diferentes denominações e preços. O "parfum" ou extrato é o que tem maior concentração da fragrância diluída em álcool, variando de 15% a 30%. As concentrações podem variar de país para país.
"Eau-de-parfum", "eau-de-toilette", "eau-de-cologne" (água de colônia) e "splash cologne" são nomes diferentes dados para o perfume de acordo com a concentração de sua fragrância. O "Parfum" tem a maior concentração, que vai decaindo até chegar ao "splash cologne".
No Brasil, a concentração de fragrância na água de colônia varia de 5% a 8% e na "splash cologne" de 1% a 5%.
As diferentes matérias-primas utilizadas para a confecção da essência também influenciam no seu preço final. Hoje em dia, quase todos os ingredientes são de origem sintética.
A vida útil de um perfume varia de dois a três anos. Para que a fragrância permaneça sem mudanças é preciso guardar o frasco bem fechado, longe da luz e do calor. Se não quiser usar o perfume frequentemente, "a melhor dica é embalá-lo em papel alumínio e deixá-lo na geladeira", explica Rosemary.

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