São Paulo, segunda-feira, 9 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fornecedor de SP beneficiava Maluf

Ex-primeira-dama vendia aves

ALBERTO RAMOS
DA FT

A Prefeitura de São Paulo adquiriu frangos da Obelisco Agropecuária e Empreendimentos Ltda. em 1996, último ano da gestão de Paulo Maluf. A Obelisco pertence a Sylvia Lutfalla Maluf e Ligia Lutfalla Maluf,- respectivamente mulher e filha do ex-prefeito Paulo Maluf (PPB).
A venda de frango ocorreu indiretamente. A Obelisco forneceu aves vivas à A D'Oro Alimentícia, frigorífico de Fuad Lutfalla, irmão de Sylvia Maluf. Lá as aves eram abatidas, industrializadas e revendidas à prefeitura. A operação foi confirmada à FT pelo gerente administrativo da Obelisco, Antonio Lopes.
A empresa A D'Oro está sendo investigada pelo Ministério Público estadual desde 16 de março último, sob suspeita de ter sido favorecida na licitação de abril de 96. O promotor Alexandre de Moraes cobrou informações sobre a licitação à prefeitura e à Sadia, vencedora inicial da concorrência que abandonou o fornecimento três meses depois.
A promotoria investiga se a Obelisco vendeu frangos à A D'Oro exclusivamente para revendê-los à prefeitura, o que indicaria favorecimento a empresas da família Maluf durante a gestão do ex-prefeito.
Se a suspeita for comprovada, Maluf poderá ser enquadrado por ato de improbidade administrativa. A penalidade prevista é de ressarcimento de prejuízos, multa e suspensão de direitos políticos.
A FT apurou que entre 60% e 80% da produção da Obelisco foi comprada pela A'Doro no período do fornecimento à prefeitura
Outro lado
O secretário municipal do Abastecimento, Naor Guelfi, disse desconhecer a relação entre A D'Oro e Obelisco. Mas afirmou que esse fato não influencia a licitação, que foi regular, segundo ele.
O assessor de imprensa de Maluf, Hélio Mauro, disse que a Obelisco fornece frangos à A D'Oro "há muitos anos". Sylvia Maluf não foi localizada pela "FT".

Texto Anterior: Conflito fere 6 sem-terra em Pernambuco
Próximo Texto: FHC passa sábado em praia na Bahia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.