São Paulo, segunda-feira, 9 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PM de Brasília faz esquema para sem-teto

DANIELA FALCÃO

DANIELA FALCÃO; MARCELO OLIVEIRA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Caravana com cerca de 7.000 pessoas chega hoje ao Distrito Federal; 1.500 policiais fazem segurança

MARCELO OLIVEIRA
A Polícia Militar do Distrito Federal montou um esquema especial de segurança para recepcionar os cerca de 7.000 sem-teto que chegam hoje, em caravana, a Brasília.
Prédios em construção e prédios abandonados próximos à Esplanada dos Ministérios receberão proteção especial para evitar que os sem-teto transformem restos de material (como barras de aço e tijolos) em "armas".
Pelo menos 1.500 PMs estarão dispersos pela Esplanada dos Ministérios, por onde passará a caravana. Todos os ministérios terão vigilância especial para evitar qualquer tentativa de invasão.
O Ministério do Planejamento -que concentra os recursos para investimentos em habitação- terá policiamento reforçado. A Caixa Econômica Federal -que fica no setor bancário sul, zona central de Brasília- também receberá atenção especial.
Em 14 de maio, a Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) invadiu o prédio do Ministério do Planejamento, provocando crise entre os governos federal e do DF.
O Ministério da Justiça acusou a PM do DF de omissão e até cogitou intervir no policiamento local.
Os policiais estarão usando apenas cassetetes, como aconteceu em 17 de abril, durante a Marcha Nacional pela Reforma Agrária, organizada pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
Só o Batalhão de Choque terá armas de fogo. O batalhão atuará como força reserva e só vai entrar em ação se houver conflito.
"O direito à livre manifestação está garantido pela Constituição. Estaremos na Esplanada para garantir a segurança dos manifestantes, dos prédios públicos e para que não haja transtornos", afirma o coordenador de planejamento da Secretaria de Segurança Pública do DF, coronel Queiróz.
O Exército ficará encarregado da vigilância no interior dos ministérios e prédios de órgãos federais.
Programação
A caravana dos sem-teto é organizada pela Central de Movimentos Populares. O evento começa às 8h e termina amanhã, às 14h.
Hoje, às 9h, os sem-teto serão recebidos pela secretária de Política Urbana do Ministério do Planejamento, Maria Emília de Azevedo.
Amanhã, às 10h, no Palácio do Planalto, a audiência é com o secretário nacional de Direitos Humanos, José Gregori, e deve contar com a presença de assessores de vários ministérios.
A caravana não é só de sem-teto. Estarão presentes entidades que lutam por Saúde, Educação, Transporte, Emprego, Criança e Adolescente e Direitos Humanos.

Texto Anterior: Provão confirma inscrições
Próximo Texto: São Paulo leva 1.500 para Brasília
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.