São Paulo, segunda-feira, 9 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No Brasil, parentes se dividem e fazem churrasco

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS

No Brasil, parentes realizam carreata e churrasco
Os parentes de Gustavo Kuerten comemoraram a vitória em duas casas do bairro Itacorubi, na zona norte de Florianópolis (SC), onde se reuniram ontem para assistir à final do Aberto da França.
Muitos deles choraram de emoção e saíram em carreata pela cidade depois da conquista.
Um churrasco regado a cerveja reuniu cerca de 40 parentes de Kuerten, por parte de pai, na casa do técnico judiciário Alfredo Ribeiro Júnior, primo do tenista. As paredes da casa foram decoradas com fotos do atleta publicadas pelos jornais.
Outro grupo menor de parentes, pelo lado materno, assistiu ao jogo na casa onde o tenista mora.
A mãe de Kuerten, Alice, telefonou durante e depois da partida para falar da sua alegria e saber como estava Guilherme, 17, o filho mais novo, que tem problemas mentais e não fala nem anda.
A cada jogada certa, aplausos e frases orgulhosas, como a pronunciada pela prima Regina Kuerten Teixeira, quando Kuerten evitou um ponto do adversário. "É a raça dos Kuerten". Os parentes usavam uma camiseta que trazia impressa uma foto de Kuerten.
O coro de "é campeão, é campeão" só foi entoado pouco antes do último lance da partida. Apesar do domínio de Kuerten, todos temiam o espanhol Sergi Bruguera -a ponto de colocar, por superstição, uma foto do adversário dentro do freezer, para "congelá-lo".
A explosão de alegria no momento da vitória também trouxe um pouco de preocupação.
"O coração da família Kuerten é um pouco estragado", disse Regina, lembrando que o pai do tenista, Aldo, morreu de infarto.
Célia, irmã de Aldo, dizia, em meio à comemoração, esquecer que é cardíaca.
Dulce, outra tia de Guga, não conseguia falar e chorava de emoção. Sílvio, um dos tios, também cardíaco, assistiu ao jogo sozinho em sua casa, evitando se emocionar, por recomendação médica.
"Desde o primeiro set, tive certeza que o Guga ia ganhar. Ele jogou tranquilo, como se tivesse batendo bola com a gente", declarou o primo Ribeiro Júnior, que abriu champanhes para comemorar a vitória com os parentes.
Ele fez brincadeiras na festa: em um determinado momento do churrasco, pegou o espeto com carne como se fosse uma raquete, fazendo pose de tenista.
Juliana, prima de Kuerten, disse que na cidade "todos adoram" o tenista pela sua "simplicidade".
Os integrantes da família Kuerten disseram que a mãe dele teve papel decisivo no sucesso do filho.
"Alice deu continuidade ao trabalho do Aldo depois que ele morreu. Deu apoio aos filhos, mostrou os valores e ajudou a carreira do Guga, batalhando patrocinadores", disse Ribeiro Júnior.

Texto Anterior: Família de Kuerten quer evitar o 'efeito Rubinho' após a conquista
Próximo Texto: Os vencedores do Torneio Aberto da França
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.