São Paulo, segunda-feira, 9 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio Grande cria pólo cinematográfico

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O secretário da Cultura do Rio Grande do Sul, Nélson Boeira, afirmou que, durante o 25º Festival de Gramado - Cinema Latino e Brasileiro, será anunciada "uma grande novidade para o cinema nacional".
A novidade, apurada pela Agência Folha, é que o Rio Grande do Sul vai criar um centro de produção cinematográfica no Estado, com um fundo fixo de financiamento.
Os organizadores do Festival de Gramado definirão, até 8 de julho, todos os filmes participantes do evento. O festival ocorrerá entre 8 e 16 de agosto, em Gramado (RS).
Foram confirmadas seis produções estrangeiras, vindas da Venezuela, Peru, Cuba, Colômbia e Portugal, além de uma co-produção Cuba/Estados Unidos, "Yo Soy del Son a la Salsa", documentário sobre ritmos caribenhos dirigido por Rigoberto López.
Também foram definidas as presenças da atriz argentina Isabel Sarli e do diretor cubano Alfredo Guevara, como convidados especiais.
O ator brasileiro José Lewgoy, 76, vai receber o troféu Oscarito, pelo conjunto de sua obra em mais de 50 anos de carreira.
Os filmes brasileiros mais cotados para participar do festival são "O Homem Nu", "For All", "Canudos", "Navalha na Carne", "Os Matadores", "Baile Perfumado", "A Ostra e o Vento", "Um Céu de Estrelas" e "Anahy de las Misiones".
A Venezuela concorrerá com o filme "Santera", de Solveig Hoogesteijn, que mostra a vida de uma presidiária. "Bajo la Piel", de Francisco Lombardi, representa o Peru e retrata a cultura inca.
O cubano "Pon Tu Pensiamento en Mi", de Arturo Soto, conta a história de um ator que é tido como a reencarnação de Jesus Cristo.
O colombiano "Ilona Llega con la Lluvia", de Sergio Cabrera, trata do drama vivido pelos passageiros de um navio do qual o capitão se suicida. O português "O Testamento do Senhor Nepomuceno da Silva", de Francisco Manso, conta a história de um dos homens mais ricos de Cabo Verde.
Ainda serão confirmadas produções da Argentina, Espanha e México. Haverá 16 longas estrangeiros e brasileiros, nas competições latina e brasileira.

Texto Anterior: Filme tem outros veteranos
Próximo Texto: Festival de Inverno abre inscrições
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.