São Paulo, segunda-feira, 9 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em "Tributo a Pixinguinha" Bocato dá toque jazzístico ao compositor

FERNANDO MEME
ESPECIAL PARA A FOLHA

Pixinguinha com um toque jazzístico. Assim pode ser definido o CD "Tributo a Pixinguinha", de Bocato, primeiro lançamento do novo selo Mix House.
O CD será lançado em um show gratuito no auditório do MIS, hoje, às 20h.
Os arranjos e improvisos são as maiores virtudes do CD. Segundo o trombonista Bocato, os arranjos foram feitos tomando como base partituras de Pixinguinha, mas sem a preocupação de reproduzir tudo de forma igual. "Fiz uma homenagem a um dos grandes pais da MPB."
Este projeto surgiu há 2 anos e meio, quando Carlos Rennó fez um convite a Bocato para que participasse da série "Sempre-Novas", com um show no próprio MIS. De lá para cá, Bocato fez apresentações em todo o Brasil e na Europa, mostrando "Tributo a Pixinguinha".
Um dos destaques do CD é a gravação de "Carinhoso", com cordas, em um arranjo especial (participação do Quarteto Brasileiro). Segundo Carlos Rennó, na capa do CD, "Carinhoso", "mesmo sento o hit que é, não tem refrão e não repete uma parte sequer da melodia cantada".
Participação especial é o que não falta em "Tributo a Pixinguinha": o trombonista Raul de Souza improvisa em "Carinhoso" e os cubanos Alfredo Thompson e Léo Vera -que na época da gravação excursionavam pelo Brasil com o grupo "Irakere" e atualmente fazem parte da banda "Havana Ensemble"- também participam.
A cantora Virgínia Rosa e os percussionistas Zé Roberto e Bola Moraes ("Novos Baianos") estão em "Lamento", uma das músicas mais famosas de Pixinguinha, que tem letra de Vinicius de Moraes. O saxofonista Felipe Lamoglia toca em "Vou Vivendo".
Completam o CD peças conhecidas, como "Rosa", "Ingênuo" e "1x0".
Um belo CD de Bocato, que surgiu com a Banda Metalurgia, entre outros.
O show terá a mesma estrutura do CD, com muito improviso, segundo Bocato: "Vamos fazer uma grande jam session no MIS".

Show: Bocato & Banda
Quando: hoje, às 20h
Onde: auditório do MIS (av. Europa, 158, Jardins, tel. 852-9197)
Quanto: entrada franca

Texto Anterior: "O Lago" ganha releitura radical
Próximo Texto: Guia da Folha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.