São Paulo, segunda-feira, 9 de junho de 1997
Próximo Texto | Índice

Israel e palestinos negociam cúpula

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Representantes israelenses e palestinos se reuniram ontem pela primeira vez desde que as negociações de paz foram paralisadas, há mais de dois meses.
O encontro, que aconteceu no Cairo (a capital do Egito), buscou acertar uma reunião de cúpula entre o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, e o líder palestino, Iasser Arafat. A cúpula seria mediada pelo presidente egípcio, Hosni Mubarak.
"A reunião (de ontem) deve preparar um encontro Arafat-Netanyahu-Mubarak, a fim de reiniciar as negociações de paz", disse um delegado palestino. O resultado da reunião não foi divulgado.
O Egito vem desempenhando um papel cada vez mais ativo no processo de paz para o Oriente Médio. Depois de os norte-americanos haverem falhado (o enviado dos EUA para a região, Dennis Ross, se reuniu várias vez com Arafat e Netanyahu, mas não conseguiu aproximar palestinos e israelenses), Mubarak pretende convencer Israel a paralisar os assentamentos em Jerusalém em troca de um compromisso palestino contra o terror.
Os contatos diretos entre Israel e os palestinos estavam suspensos desde que o governo de Netanyahu (sustentado por coalizão religiosa ortodoxa) iniciou a construção de 6.500 casas para israelenses em Har Homa, em Jerusalém oriental. Os palestinos querem fundar a capital de um eventual Estado seu no lado leste daquela cidade.
Crise
O encontro de ontem entre os delegados palestinos e israelenses quase não ocorreu. Israel ameaçou não participar depois de Maruan Kanafani, porta-voz de Arafat, ter declarado que os israelenses haviam concordado com a paralisação das obras em Har Homa.
O governo israelense exigiu uma retratação oficial dos palestinos. No Cairo, o principal negociador palestino, Saeb Erekat, atendeu Israel e afirmou que o Estado israelense não havia concordado com nenhuma suspensão.

Próximo Texto: Mercado é incendiado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.