São Paulo, segunda-feira, 9 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saddam sofria de impotência

The Sunday Times
de Londres

DO "THE SUNDAY TIMES"

Saddam Hussein havia acabado de superar um problema antes de decidir invadir o Kuait. O ditador iraquiano sofria de impotência.
A disfunção surgiu depois de uma lesão nas costas, na década de 60. Saddam se machucou quando teve de pular um muro de 4,5 m para fugir da prisão. Ele havia sido detido depois de condenado por tentativa de golpe.
O problema foi se agravando até chegar ao ponto em que "ele não funcionava como homem", segundo um dos médicos que participaram do tratamento de Saddam.
Em 1977, relata o jornal, Saddam recorreu a um médico dos EUA para tentar se curar.
Na época, o então presidente norte-americano, Jimmy Carter, buscava uma aproximação com o governo iraquiano e permitiu a consulta.
Uma equipe da Universidade George Washington foi enviada a Bagdá, a capital iraquiana. O tratamento deu certo, mas o ditador teve uma recaída dois anos mais tarde.
Pediu, então, ajuda ao presidente de Cuba, Fidel Castro, que enviou seu médico pessoal, Rodrigo Alvarez Cambra, ao Iraque. Um dos membros da equipe cubana comemorou o tratamento: "Nós demos a ele seus colhões de volta, e ele foi para o Kuait".

Texto Anterior: Secretário propõe fim da imunidade
Próximo Texto: Oposição do Congo diz que domina capital
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.