São Paulo, segunda-feira, 9 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Síria usa hospitalidade para apagar passado

CLAUDIO WAKAHARA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Situada no coração da região do levante, entre Turquia, Israel, Iraque, Jordânia, Líbano e o Mediterrâneo, a Síria é um país onde a história se manifesta em todos os cantos, chegando a se confundir com o próprio desenho das cidades.
Sua localização, em um ponto nevrálgico das rotas de comércio entre o Ocidente e o Oriente, ensejou o desenvolvimento precoce de suas antigas cidades.
São elas Damasco (cidade há mais tempo habitada em todo o planeta), Latakia (10 km ao sul do sítio onde foi encontrado o alfabeto ugarítico, o mais antigo de que se tem notícia, criado por volta do século 14 a.C.), Aleppo, Homs, Hama, Palmira e outras.
Essa fortuna arqueológica não esconde, porém, que a Síria ainda não conseguiu apagar por completo sua fama de Estado policial.
Avanços têm sido feitos em busca da modernização do Estado Sírio, mas os retratos do presidente Hafez Assad -que governa o país há 26 anos- continuam presentes por toda parte, assim como os soldados, seus fuzis e metralhadoras.
Mesmo assim, pela hospitalidade singular de seu povo, pela beleza de suas paisagens e por sua riquíssima herança, a Síria é um dos melhores pontos de entrada no Oriente Médio.
(CW)

Texto Anterior: Área conta 7.000 anos de história
Próximo Texto: Império Romano cobriu Palmira de ruínas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.