São Paulo, terça-feira, 10 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade celebra usando 'dialeto'

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS

Os jornais catarinenses recorreram a uma espécie de dialeto que é usado pelos "manezinhos" -apelido dado aos habitantes de Florianópolis- para saudar a façanha de Gustavo Kuerten.
O próprio tenista foi chamado de "manezinho" em todas as edições de ontem.
O jornal "ANCapital" deu título, no dialeto florianopolitano, "Arrombassi Guga", que corresponde a dizer que o tenista arrombou Sergi Bruguera.
"O Estado" escreveu, na primeira página, que "Paris nunca esteve tão brasileira" como no domingo, dia em que o "manezinho Guga" se consagrou como campeão.
O pôster do jornal se referiu aos "dias de glória" de "Guga" no idioma francês e em "manezês". Os outros jornais também circularam com pôsteres do tenista. O título do "Diário Catarinense" foi "Campeão dos campeões".
No passado, os habitantes de Florianópolis se ofendiam quando os moradores do interior os chamavam de "mané", ou "manezinho da ilha". Atualmente, eles se orgulham da denominação.
A prefeita de Florianópolis, Angela Amin (PPB), disse que as vitórias de Kuerten reanimaram "o povo". "Guga abriu esperanças e reverteu, no exterior, os noticiários a respeito de nossa pátria".
O governador do Estado, Paulo Afonso Vieira (PMDB), disse que será organizada uma recepção quando o tenista voltar no início de julho à cidade.

Texto Anterior: O ranking da semana
Próximo Texto: 'Torcida familiar' volta à rotina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.