São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PF foi contra Brasil naturalizar mafioso

Ministério naturalizou italiano

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA; DA SUCURSAL DO RIO

O Ministério da Justiça naturalizou o italiano Domenico Verde mesmo havendo um recomendação contrária da superintendência da PF (Polícia Federal) no Rio.
No final de 1995, a Delegacia de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras da superintendência sugeriu à Secretaria de Cidadania do Ministério da Justiça que fosse negado o pedido de naturalização do italiano, "em razão de antecedentes criminais (de Verde) na Itália".
Apesar da sugestão da PF e de informes sobre o suposto mafioso trocados, a partir de 94, entre as sedes da Interpol no Rio, Itália e Assunção (Paraguai), a naturalização de Verde foi concedida pelo governo em fevereiro deste ano.
Preso em Maceió na semana passada, Verde é acusado de integrar a máfia italiana e de manter um esquema de "lavagem" de dinheiro em parceria com o empresário alagoano Paulo César Farias, assassinado em 96. A prisão e a extradição do suposto mafioso foram pedidas pelo governo da Itália.
Segundo o governo italiano, além de envolvimento com a máfia, Verde fraudou US$ 39 milhões em licitações da companhia ferroviária estatal da Itália.
Os arquivos da Delegacia de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras da PF no Rio registram a chegada de Verde ao Brasil em fevereiro de 90, na condição de turista.
A assessoria de imprensa do Ministério da Justiça informou que a concessão da naturalização brasileira a Domenico Verde foi amparada em documentos da Interpol, do Tribunal de Nápoles e da Embaixada da Itália no Brasil, que informaram que nada constava na Justiça contra o italiano.
Segundo a assessoria, o processo foi suspenso quando o ministério recebeu o ofício da Polícia Federal recomendando a rejeição do ato.
Mas, de acordo com a assessoria, após a suspensão do processo, os advogados do italiano apresentaram um documento oficial do Tribunal de Nápoles dizendo que o processo por associação mafiosa de Verde havia sido arquivado.

Texto Anterior: Senado vota recondução de Brindeiro
Próximo Texto: Governo antecipa obras em estrada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.