São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estrutura abriga árvore suspensa há mais de sete anos

ROGERIO SCHLEGEL
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma prova do abandono da ponte dos Remédios é a existência, há mais de sete anos, de uma árvore que cresceu em um dos vãos do concreto da estrutura. A Folha fotografou a planta em 90 e agora, depois que apareceu a rachadura.
Pior: segundo Ricardo Garcia, que trabalha no reconhecimento de plantas no Herbanário Municipal, ligado ao Departamento de Parques e Áreas Verdes, a árvore é "muito provavelmente" um eucalipto -gênero que designa plantas ávidas por água. O biólogo fez o reconhecimento por meio de fotos apresentadas pela reportagem.
"Há toda a chance de se tratar de um eucalipto, embora não haja formações como flores, que permitam confirmação", disse.
"O eucalipto é comum na cidade e suas sementes são levadas até pelo vento. Havendo um pouco de musgo ou poeira no vão, ele poderia ter brotado ali, desde que houvesse muita umidade", afirmou Garcia. Ele disse não ter dúvida de que a árvore está morta "há anos", possivelmente por estar confinada pelo concreto.
O superintendente do DER, Luiz Carlos David, afirmou que a planta não passa de "um mato grande" que brotou devido a infiltração de água e acúmulo de poeira.
Segundo a assessoria de imprensa do próprio órgão, a ponte tem infiltração há mais de 15 anos, o que demonstra descaso geral do poder público, que não tem cultura de fazer manutenção em suas obras.
(RSc)

Texto Anterior: Ponte nunca passou por manutenção
Próximo Texto: Governador diz que DER errou
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.