São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda de carro importado no país atinge marca de 1 milhão

Montadoras ficam com 63,8% do mercado entre 91 e 97

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Montadoras e importadores sem fábricas instaladas no país atingem este mês a marca de 1 milhão de veículos importados no Brasil desde a abertura do mercado, em 91. Até o final do mês passado, a venda de carros importados somava 996.051 unidades. As montadoras foram responsáveis por 63,8% das vendas -635.673 carros.
Os importadores sem fábricas ficaram com o restante do mercado, com 360.378 unidades. No mesmo período, a venda total de automóveis no mercado interno foi de 5,9 milhões.
O levantamento foi divulgado pela Abeiva, a associação dos importadores de veículos.
O melhor desempenho ocorreu em 1995. Com o mercado aberto e Imposto de Importação reduzido para 20%, as vendas atingiram 368 mil unidades. As montadoras ficaram com 68% do mercado.
No ano passado, com o aumento da alíquota para 70%, as vendas caíram e ficaram em 220 mil.
Em 97, o setor mostra sinais de reação. As vendas de janeiro a maio, em relação ao mesmo período de 96, tiveram crescimento de 60%, segundo números da Anfavea, a associação das montadoras. Entre os filiados da Abeiva, a alta foi de 31%.
A indústria prevê que o mercado de importados cresça em 97 cerca de 10% em relação ao ano passado.
Segundo dados da Anfavea, as vendas cresceram 0,55% no mês passado em relação a abril. Montadoras e importadoras venderam 28.232 carros (28.078 em abril).
Entre os associados da Abeiva, o resultado de maio (5.603 carros vendidos) é 5,4% superior ao do mês anterior.

Texto Anterior: Maioria dos brasileiros poupa pouco, conclui a CNI
Próximo Texto: DM9 se associa a agência dos EUA e abandona campanhas políticas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.