São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 1997
Próximo Texto | Índice

Brasil vence em sua despedida da França

MARCELO DAMATO
ENVIADO ESPECIAL À FRANÇA

Em sua melhor participação no Torneio da França, o Brasil derrotou ontem a Inglaterra por 1 a 0, com um gol do atacante Romário.
Os brasileiros dominaram quase o jogo todo e terminaram em segundo lugar, com cinco pontos. A Inglaterra já havia conquistado o título desde a segunda rodada.
O Brasil começou no ataque, empurrando a Inglaterra para dentro de sua própria área. Em seis minutos, os ingleses já haviam cedido sete escanteios. Mas o goleiro Seaman não fizera nenhuma defesa.
Aos poucos, o jogo se tornou mais equilibrado, mais tenso e mais violento. Aos 15min, Denílson disputou uma bola com Scholes, caiu e foi pisado no rosto.
Em seguida, o lateral-esquerdo Roberto Carlos acertou o zagueiro Campbell sem bola. Aos 18min, Leonardo atingiu Keown, que nem levantou mais -sofreu luxação na clavícula direita.
Denílson voltou ao campo só para esperar Djalminha se aquecer.
O palmeirense, barrado desde o jogo contra a Noruega, começou a desequilibrar. Em dois minutos, criou duas chances. Na melhor, Leonardo, de frente para o gol, chutou por cima, aos 26min.
Aos 28min, deixou Romário com só um zagueiro pela frente. Mas o atacante foi desarmado.
Aos poucos, os ingleses se desesperaram. Gascoigne discutiu com o técnico Glen Hoddle.
Mas o Brasil continuava desatento. Aos 33min, Dunga perdeu a bola perto de seu gol e teve que fazer uma falta próxima da área -cuja cobrança Shearer desperdiçou.
No segundo tempo, o Brasil continuou melhor. Comandado por Djalminha, as chances surgiam, e até Leonardo melhorou.
E foi Leonardo quem passou a bola para Romário, aos 15min, no lance que originou o gol.
Romário se livrou de Southgate e chutou ao lado da mão de Seaman. Pela primeira vez no Torneio da França, a Inglaterra jogou no ataque. Aos 20min, o meia Ince arrancou pela primeira vez, e Célio Silva parou com falta.
Mas, também pela primeira vez, a defesa brasileira funcionou e assegurou a vitória brasileira.

Próximo Texto: 'Seleção aprendeu a marcar'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.