São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Londrina dança seu talento

ESPECIAL PARA A FOLHA

Com apenas quatro anos de existência, o Ballet de Londrina atua mais intensamente do que a companhia oficial do Estado do Paraná, o Ballet do Teatro Guaíra, de Curitiba.
Hoje, quando estréia em São Paulo, no Sesc Ipiranga, o grupo dirigido pelo coreógrafo Leonardo Ramos soma mais um espetáculo aos 40 já realizados neste ano, ao longo de turnês por todo o país.
"Conseguimos ser uma vitrine de Londrina, onde temos platéia cativa. É esse público que vem sugestionando o governo e a iniciativa privada a garantirem nossa sobrevivência", comenta Ramos.
Pernambucano de Olinda, Ramos começou a estudar balé clássico em Recife. Em 1981, mudou-se para Curitiba, para estudar na Escola de Dança do Teatro Guaíra.
Três anos depois, já morava em Londrina, onde fundou o grupo Oficina e, em seguida, o Ballet de Londrina. Como sede, o grupo adotou a Escola Municipal de Dança, também fundada por Ramos e que hoje oferece 200 vagas gratuitas.
"Temos investido na qualidade do elenco, formado por 12 bailarinos, e nas viagens pelo Brasil e América do Sul", diz Ramos, que já realizou bem-sucedidas temporadas na Argentina, Peru e Cuba.
Nas apresentações que realiza hoje e amanhã no Sesc Ipiranga, o Ballet de Londrina interpreta duas obras de Ramos: "Cria", que estreou neste ano, e "... à Cidade", de 1996.
Sobre músicas de Egberto Gismonti e Tchaikovsky, "Cria" procura estimular uma maneira lúdica de lidar com o cotidiano.
"... à Cidade", que utiliza o "Concerto para Bandoneon", de Astor Piazzolla, explora o caos urbano. "Enfoca o comportamento nas grandes cidades", explica Ramos.
"O balé clássico é a base de nossa linguagem, embora associado a temáticas e recursos técnicos contemporâneos. Tento fugir da aridez da dança contemporânea, o que não significa fazer concessões para agradar ao público", explica o coreógrafo.
O elenco do Ballet de Londrina inclui bailarinos paranaenses, de Minas Gerais, Alagoas, Bahia e Peru.

Espetáculo: Ballet de Londrina
Onde: Sesc Ipiranga (r. Bom Pastor, 822, tel. 011/273-1633)
Quando: hoje e amanhã, às 21h
Quanto: grátis (convites devem ser retirados com antecedência)

Texto Anterior: Marcel Marceau 'aterrissa' seu Bip em SP
Próximo Texto: Ed Mort é um macunaíma sem esperteza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.