São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gatica mostra seu bolero a paulistanos

ANTONIO CARLOS DE FARIA
SECRETÁRIO DE REDAÇÃO DA SUCURSAL DO RIO

Lucho Gatica veio ao Rio em fevereiro deste ano para quatro dias de shows. O sucesso foi tamanho que a temporada acabou se estendendo por quatro semanas, com casa cheia. Hoje ele estará em São Paulo para um show no Olympia.
O paulista que gosta de canto não deve perder o espetáculo e confiar numa possível extensão da temporada, como aconteceu no Rio. Gatica é considerado o melhor cantor vivo de boleros e tem domínio completo de todas as possibilidades de sua voz.
Ele atribui sua redescoberta no Brasil ao impulso propiciado por Caetano Veloso. Há dez anos, Gatica não fazia shows em palcos locais. Depois do disco "Fina Estampa", parece que a sensibilidade dos brasileiros foi novamente despertada para a música latina.
É bom que fique claro aos neo-amantes do bolero que não irão ver uma apresentação contida, ao estilo bossa-novista de Caetano. Gatica tem a voz educada dos cantores que alcançam e dominam 16 notas. Impressiona o domínio que ele tem da respiração, com uma postura ereta e relaxada no palco.
O show é entremeado de clássicos e, se o cantor estiver bem humorado, o que é seu estado normal, deve cumprir o costume e atender aos pedidos da platéia.
Chileno, morando no México há vários anos, Gatica certamente deve cantar "Contigo Aprendí", "Voy a Apagar la Luz" e "Delirio", músicas de sua discografia.
Mas também deverá interpretar sucessos que foram imortalizados por outras lendas da música latino-americana, como "Contigo en la Distancia", "Vuelvo ao Sur", "La Barca" e "Vete de Mi".
Em tempos em que o Brasil começa a romper seu isolamento histórico, inclusive cultural, ouvir Gatica é quase uma reconciliação. Vagarosamente, o brasileiro enriquece sua noção de bom gosto e descobre que é chique ser latino-americano.

Show: Lucho Gatica
Quando: hoje, às 21h30
Onde: Olympia (r. Clélia, 1.517, tel. 252-6255)
Quanto: de R$ 30 a R$ 70

Texto Anterior: Stylistics reacende paixões dos 70
Próximo Texto: Meirelles aproxima fronteiras no Hilton
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.